sábado, 9 de janeiro de 2021

O POVO "SONHANDO" COM O "IPTU REVOGADO" E EDVALDO AUMENTA O VALOR EM 2021!


Não custa lembrar que, em meados de 2016, o então candidato a prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (ainda no PCdoB), foi para os comícios, para os debates, prometeu no rádio e na televisão “revogar o aumento abusivo do IPTU implementado pelo ex-prefeito João Alves Filho” (in memoriam). No ano seguinte (2017), já sentando na cadeira de prefeito e após a população ter pago o imposto sem qualquer alteração, Edvaldo enviou uma proposta para a Câmara Municipal, aprovada por maioria, dando a inflação do período e mais 5% de aumento do tributo.

Os anos se passaram, Edvaldo Nogueira acaba de ser reeleito prefeito de Aracaju e, o mínimo que se esperava dele e de sua administração, era o cumprimento da promessa feita na campanha de 2016: o povo aracajuano estava sonhando com a revogação do IPTU! Mas o que fez o prefeito? Mesmo que, tardiamente, ele cumpriu sua promessa? Não! Edvaldo conseguiu fazer ainda pior: a população já começou a receber nas residências a correspondência da Prefeitura Municipal com um reajuste de 2,65% em relação a 2020.

É isso mesmo que você está lendo! Além de não revogar o aumento abusivo prometido em 2016 até agora, Edvaldo Nogueira acaba de reajustar o IPTU da sua residência! Isso pode ser legal, mas é imoral! Com todo respeito, mas onde estão os órgãos fiscalizadores? Alô Ministério Público, cadê você? Onde está a OAB? Será que só se mobiliza para contestar o governo do presidente Jair Bolsonaro? O interesse público agora é “seletivo” e tem “cor partidária”? E o que dizer do nosso Poder Judiciário? O prefeito promete, não cumpre, é reeleito e reajusta novamente o IPTU?

Tem horas que, verdadeiramente, “cansa” até para este colunista! De que adianta fazer um jornalismo sério, cobrando dos poderes constituídos a defesa CONSTITUCIONAL do interesse público? Todo sofrimento coletivo é menos indolor que as benesses individuais! Temos hoje, em diversas áreas, alguns dos piores indicadores do País! Isso é razoável? Este colunista sabe que existem “consequências” para tudo, mas será que é só ele quem está enxergando isso? O “IPTU REVOGADO” conseguiu ficar ainda mais caro! Isso é mentir, é zoar com o povo! É preciso ter o mínimo de respeito!

Quem se comprometeu que iria fazer “um estudo para a construção da base de cálculo do imposto” não foi este colunista (que nem entende muito disso)...Vão continuar subestimando as inteligência das pessoas? Aqui não se trata de um comentário “atacando a gestão e/ou o prefeito”, de “fazer o jogo da oposição”, como muitos dizem, mas sim defendendo a população! As pessoas estão em meio a uma pandemia, sem auxílio emergencial e talvez sem emprego a partir de agora, e ainda recebem um IPTU “reajustado”? Quem está lendo isso agora, acha razoável? É justo?

Alguém precisa reagir! Alguém tem que falar! Tivemos, por quatro anos, uma Câmara Municipal omissa e que se limitou a dizer “amém” ao prefeito! Tínhamos algumas boas exceções, é verdade! Mais de 63% estão do lado de fora agora! O povo rejeitou! Fica o alerta para os “calouros”, a “turma da renovação”! A população pode até sofrer “em silêncio” nos quatro anos, mas em 2024 ela dará o “troco” novamente! E tem que ser assim mesmo! Uma “salva” para a democracia e outra “salva” para as redes sociais! O “monopólio da informação” acabou! Já era a hora...

Fonte:  93 Notícias (Habacuque Villacorte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário