sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

AMBIGUIDADES NO CARNAVAL, POR EAML.


O Governador Belivaldo Chagas, quando questionado sobre a suspensão de ponto facultativo no carnaval, disse: “Não tem sentido que 16 Estados brasileiros suspendam os pontos facultativos durante o Carnaval e Sergipe não o faça. Por que isso? A quem isso serviria? Vou suspender e determinar fiscalização rígida. É pela vida”.

(Fonte: https://www.imprensa24h.com.br/belivaldo-chagas-suspende-ponto-facultativo-do-carnaval/#.YB1rnuhKi70)

Através da ótica da pandemia, o discurso parece coerente, porém, ilógico e de difícil compreensão para o trabalhador sergipano que utiliza, de segunda a sábado, transporte público com ônibus lotados, pessoas no corredor, aglomeradas e sem qualquer controle de acesso ao veículo coletivo.

TRANSPORTE PÚBLICO

Em julho de 2020, o Governo do Estado flexibilizou algumas atividades no comércio. Concomitantemente, visando o lucro de empresas, tais como a VIAÇÃO ATALAIA, houve uma redução da circulação de frota de ônibus. A medida causou aglomeração nos terminais, onde há maior incidência de contaminação pela Covid-19, perdendo apenas para hospitais. A redução da frota nos momentos de maior movimentação de pessoas é incompatível com o aumento do número de trabalhadores que necessitam do transporte.

O Governo, ainda que solicitado pelo MPSE, ignorou a solicitação de suspensão de redução de frota.

(Fonte: https://diariodotransporte.com.br/2020/07/11/mp-quer-suspensao-da-reducao-de-frota-de-onibus-em-aracaju-durante-horario-de-pico/)

A IRONIA

Às vésperas de eleição, o Governador faz campanha. Usurpa o direito do trabalhador ao descanso, com o discurso: “É PELA VIDA”. Salvar vidas é regulamentar e fiscalizar a redução de lotação no transporte público e a ampliação do número da frota de ônibus.

Não faz sentido fazer uso, durante a semana, de transporte público lotado e cercear o gozo do trabalhador no recesso do carnaval. Por fim, ainda criticá-lo quando está em lazer aos finais de semana.

Fonte:  blog do jornalista Cláudio Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário