sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

BOMBEIROS RESGARAM DUAS PESSOAS EM CISTERNA NO MUNICÍPIO DE ITABAIANINHA.




Nesta quarta-feira (17), o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) resgatou dois homens em uma cisterna no povoado Monte Alegre, município de Itabaianinha.  O acidente, que levou a óbito as duas vítimas, aconteceu durante a limpeza da cisterna, com cerca de 17 metros de profundidade.

“A informação que colhemos no local foi de que o dono do poço desceu para fazer a limpeza, não levando em consideração a toxidade dos gases no local, culminando assim em um desmaio e posteriormente afogamento. Ao perceber o que estava acontecendo, o outro homem fez a descida para ajudar e não conseguiu sair também”, afirmou o chefe da guarnição que atendeu o chamado, sargento Genilson Dantas Ramos.

A guarnição de Estância foi acionada para a ocorrência por volta das 12h40. “Ao chegar no local, um bombeiro desceu para fazer a varredura, já que os corpos estavam submersos, e verificou que a profundidade da lâmina d´água era de quase 3 metros. Por conta disso, foi necessário acionar a nossa equipe de mergulho para o resgate dos corpos”, afirmou o sargento.

Depois da retirada do poço, os corpos ficaram sob a responsabilidade do Instituto Médico Legal (IML). A guarnição da Polícia Militar também precisou ser acionada por conta da quantidade de pessoas que se aglomeravam no local para acompanhar o trabalho de resgate.

Orientações do CBMSE sobre segurança em poços artesianos/cisternas

* Poços artesianos/cisternas são ambientes confinados, ou seja, não foram feitos para ocupação humana, com pouca ventilação, podendo também ter excesso ou ausência de oxigênio. Além disso, nesses locais podem ser encontrados gases tóxicos, provenientes de matéria orgânica em decomposição. Normalmente resto de animais, vegetais, insetos. Essa matéria orgânica, em contato com a água, se decompõe, produzindo gases asfixiantes. Alguns são mais leves e outros são mais pesados que o ar, ficando próximo à superfície da água. Um exemplo é o gás sulfídrico. Esse gás tem um cheiro forte, porém a pessoa sente no início, mas algum tempo depois existe uma acomodação olfativa. Ou seja, a pessoa para de sentir esse cheiro, tendo a falsa impressão de que está tudo bem. Em pouco tempo, ocorre asfixia e perda de consciência.

* Controle o acesso a poços/cisternas, mantendo protegidos especialmente por conta das crianças.

* Não fazer a limpeza ou manutenção de poços/cisternas sem os equipamentos adequados. Dê preferência à contratação de empresas especializadas, por conta dos riscos envolvidos nesse tipo de trabalho.

* Em caso de acidentes em poços/cisternas, acione o Corpo de Bombeiros, através do número 193. Nossas equipes estão treinadas e possuem os equipamentos para o resgate de vítimas nessa situação.

Por Dinah Menezes

Fonte e fotos:  CBMSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário