quarta-feira, 19 de maio de 2021

SEM VACINA, TRABALHADORES DA LIMPEZA PÚBLICA DECIDEM ENTRAR EM GREVE.



Os garis e as margaridas que trabalham na capital e na região metropolitana entrarão em greve no final do mês de maio. A decisão foi tomada durante assembleia da categoria na manhã desta quarta-feira, 19. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública em Sergipe (Sindilimp/SE), a categoria quer ser inserida no Plano de Imunização contra a covid-19, já que desenvolve um serviço essencial.

De acordo com o presidente do Sindilimp, Anderson Vidal, a categoria agendou a greve para daqui a 10 dias e exige a imunização, já que trabalha diariamente em contato com materiais descartados e sendo exposta ao vírus.

“Por sermos uma categoria essencial, nós não gozamos, em nenhum momento, do direito de ficar em casa durante a pandemia. Se não podemos parar, então pedimos que imunizem todos os trabalhadores”, diz o presidente.

O Sindicato afirma que enviou ofício para o Ministério da Saúde, para a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e para as secretarias dos municípios, mas até o momento não obteve resposta.

Ainda segundo o sindicato, entrarão em greve os garis e margaridas dos municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão. Com a greve, 2.290 trabalhadores da limpeza pública na Grande Aracaju devem suspender as atividades e a paralisação pode se estender para todos os municípios do Estado.

Prefeituras

O Portal Infonet entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Aracaju (SMS) que informou que é o Ministério da Saúde é que determina os grupos prioritários para o recebimento das doses de vacina contra covid-19, e que cabe aos municípios apenas administrar, de acordo com o que o Plano Nacional de Imunização preconiza.

A SMS explicou que o próprio Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica informando que não garante o envio de segundas doses aos municípios que pactuarem a inclusão de outros grupos que estejam em desacordo com as orientações predeterminadas pelo órgão federal.

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro informou que segue o calendário de vacinação do Plano Nacional de Imunização e que não é a Prefeitura que define quem integra os grupos prioritários.

Já a Prefeitura da Barra dos Coqueiros informou que os garis que atuam no municípios foram todos vacinados na semana passada.

O Portal Infonet procurou também a Secretaria de Estado da Saúde (SES), mas não houve resposta até a publicação da matéria. O equipe de reportagem não conseguiu contato com a Prefeitura de São Cristóvão. O Portal permanece à disposição através do e-mail jornalismo@infonet.com.br.

Fotos:  Sindilimp

Fonte:  Infonet (Karla Pinheiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário