quarta-feira, 9 de junho de 2021

POLÉMICA SOBRE A COPA AMÉRICA 2021: NUNCA FOI COVID-19; SEMPRE FOI POLÍTICA!


Semana passada este colunista questionou a polêmica em torno da possibilidade de o Brasil sediar a edição da Copa América, ainda este mês, após os recuos dos países-sede Colômbia e Argentina. As críticas se relacionavam com a pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Boa parte da “grande mídia” capitaneada pela Rede Globo de Televisão passou a condenar a Conmebol e a CBF (além evidentemente do governo de Jair Bolsonaro). Colocaram que milhares de vidas brasileiras estariam em risco com a realização do torneio.

Liderados por Galvão Bueno, apresentadores, jornalistas, comentaristas e convidados da Rede Globo começaram a se posicionar contra o evento que, justamente agora, será transmitido para todo o Brasil pelo SBT. Logo a Globo que sempre valorizou a Copa América, que está transmitindo os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo, sem falar das competições nacionais, como o Brasileirão e a Copa do Brasil. Logo Galvão, que nesta terça (8) fará a transmissão do confronto entre a nossa seleção e o Paraguai, em Assunção, onde não parece existir COVID (SIC)…

Mas como se não bastasse essa “movimentação midiática”, após a partida internacional entre Brasil e Equador, na sexta (4), o capitão Casemiro em entrevista quis externar que há um “descontentamento” dos atletas com a participação na Copa América, inclusive incluindo a Comissão Técnica, anunciando que após o jogo desta terça o grupo fará um “manifesto público”. Um “prato cheio” para a “grande mídia” que só buscou tencionar ainda mais o ambiente para, inclusive, especular uma saída (ou substituição) do treinador Tite. “Tocaram o terror” sem nenhum pudor…

Durante todo o final de semana criou-se uma atmosfera totalmente favorável ao cancelamento da Copa América, numa politização desenfreada, mas não para desgastar a Conmebol ou a CBF, mas para buscar fragilizar politicamente o governo Bolsonaro e prejudicar a cobertura nacional pelo SBT. Comentaristas da Rede Globo chegaram a minimizar a importância de um torneio tão tradicional como é a Copa América. Chegou a ser “batizado” de ser um “torneio caça-níquel”! Consequências do fim do “monopólio da informação”…

Chegou a segunda-feira (7) e, em meio a tanto suspense, mesmo com o afastamento do presidente da CBF por problemas particulares, eis que o grupo de atletas da Seleção Brasileira, que prepara um “manifesto” para após o jogo desta terça e que em momento algum questionou a realização do torneio na Colômbia e na Argentina, agora confirma que vai participar da Copa América, ou seja, quando a troca da Comissão Técnica parecia ser algo natural, como também a convocação de outros jogadores. O “motim” perdeu força para as verbas publicitárias e para a Copa do Mundo…

Os críticos ao governo federal que perdoem este colunista, mas desde a semana passada, toda a polêmica lançada em torno da Copa América 2021 no Brasil sempre passou muito longe da COVID-19. Isso nunca foi a preocupação real! Essa coisa de que “vidas importam” é só discurso para quem silencia para competições como a Taça Libertadores, a Copa Sulamericana, a Recopa e as próprias Eliminatórias! Sempre foi política! Politizam tudo, querem a todo custo antecipar as eleições. Se alguém ficou “contaminado” com essa polêmica, esse “alguém” foi o nosso futebol…

Fonte:  Faxaju (coluna Politizando do jornalista Habacuque Villacorte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário