terça-feira, 27 de julho de 2021

DOIS MESES DEPOIS E NINGUÉM FOI RESPONSABILIZADO POR "TRAGEDIA DO NESTOR PIVA".


Nesta quarta-feira (28), nós vamos completar dois meses do incidente que ficou conhecido como “tragédia do Nestor Piva”, num triste incêndio na ala Covid-19 da Upa Nestor Piva, de responsabilidade da Prefeitura de Aracaju, que resultou em cinco óbitos e, até agora, não há uma explicação formal sobre o que realmente aconteceu e o pior: com o passar do tempo só aumenta a sensação de impunidade, considerando que ninguém, até agora, foi responsabilizado pelas mortes.

Estamos falando de pelo menos cinco famílias que foram destruídas, que viram seus entes procurarem uma unidade hospitalar em busca do tratamento mais adequado no enfrentamento à covid-19, mas que vieram à óbito. É evidente que descobrir o que causou o incêndio e conhecer quem deve ser responsabilizado, não vai trazer aquelas vidas de volta, mas pelo menos reforça um pouco a credibilidade que a população exige das instituições.

Quando a “tragédia do Nestor Piva” completou um mês sem explicação, o Corpo de Bombeiros solicitou mais tempo para a conclusão do laudo técnico, para que as autoridades e órgãos fiscalizadores tenham ciência do que aconteceu naquela unidade de Saúde. Chama a atenção também o “silêncio quase sepulcral” com que alguns setores tratam esse assunto. Parece querer deixar o assunto cair no esquecimento; já o Ministério Público Estadual, tão ávido para alguns casos, parece “adormecido”...

Não são dois dias ou duas semanas, mas já temos dois meses sem uma explicação sobre o que causou a “tragédia do Nestor Piva”! Este colunista não vai antecipar nada (e nem deve) porque precisa esperar esse laudo técnico do Corpo de Bombeiros, mas o povo de Aracaju, que paga seus impostos, merece sim uma explicação sobre o que aconteceu e que os responsáveis pelas vidas ceifadas sejam identificados. O que não dá para perdurar essa revoltante sensação de impunidade...

Não custa lembrar que, apesar da UPA Nestor Piva ser de responsabilidade da Prefeitura de Aracaju, na gestão do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) aquela unidade passou a ser gerenciada por uma empresa privada, ou seja, o atendimento ao público foi terceirizado. É preciso saber se houve algum tipo de negligência, se houve algum problema estrutural. Enquanto isso cinco famílias aguardam, pelo menos, que sejam indenizadas e outros pacientes correm risco, ou nem todas as vidas importam?

Fonte e foto:  Alô News (Habacuque Villacorte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário