terça-feira, 24 de agosto de 2021

APÓS QUASE TRÊS MESES QUEM FOI RESPONSABILIZADO PELA "TRAGÉDIA DO NESTOR PIVA"?


Para algumas pessoas pode parecer “picuinha”, “retaliação”, mas enquanto o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), tenta construir uma pré-candidatura a governador do Estado em 2022, o povo de Sergipe aguarda por um desfecho sobre o incidente que ficou conhecido como “tragédia do Nestor Piva”. Sábado (28) nós vamos completar três meses da triste lembrança do incêndio na ala Covid-19 da Upa Nestor Piva, de responsabilidade da Prefeitura de Aracaju, que resultou em cinco óbitos.

Não custa lembrar que, já há algum tempo, que a PMA “privatizou” os serviços naquela unidade, quando delegou para uma empresa privada o gerenciamento da UPA. Fala-se, ainda, em “quarteirização” de serviços prestados por Cooperativas, que seriam supostamente subcontratadas por outras. É uma “matemática” difícil de compreender e uma “conta que não fecha”!  Mas, voltando para a “tragédia do Nestor Piva”, é importante pontuar que, até agora, ninguém foi responsabilizado pelas mortes!

Segundo o laudo do Corpo de Bombeiros, que demorou muito, diga-se de passagem, a causa da tragédia na unidade foi “um incêndio provocado pelo aquecimento do aparelho de ar-condicionado, instalado na sala de prescrição médica”. Agora, como perguntar não ofende, quando o incêndio iniciou, não tinha nenhum médico de plantão nessa sala, ainda mais com tantos pacientes infectados com covid-19? Ninguém percebeu ou não tinha ninguém lá? Houve alguma explosão antes?

Este colunista questiona isso, porque por mais que esta tragédia levante uma série de questionamentos, há de se lembrar sempre que cinco famílias perderam seus entes queridos e ficaram órfãs! E não adianta vim com a “lorota” de que se trata de “politicagem com as mortes”, porque tudo isso continua sem a devida explicação, os órgãos fiscalizadores não demonstram muito interesse na fiscalização e o assunto parece “precisar cair no esquecimento”...

O que precisa ser dito (e muita gente silencia) é que a Prefeitura de Aracaju entregou a responsabilidade pela gerência da UPA a uma empresa terceirizada, que cinco mortes ocorreram em um incêndio, e que até agora, nem o público e nem o privado foram responsabilizados! Infelizmente perdura a revoltante sensação de impunidade! Se fosse um incêndio em um hospital maior e particular da capital? Se entre as vítimas tivesse alguém de origem mais “tradicional”? Como seria?

Sábado nós vamos completar três meses de muitas interrogações e exclamações, mas continuamos distantes de um “ponto final” nessa história! Será que o “eficiente” gestor público, Edvaldo Nogueira, pode responder a pergunta? Quem foi responsabilizado pela “tragédia do Nestor Piva” até agora? Por que a Prefeitura não acionou a empresa terceirizada, judicialmente, para que ela assuma o pagamento das indenizações para as cinco famílias das vítimas? Mistério...

Fonte:  Alô News (Habacuque Villacorte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário