terça-feira, 7 de setembro de 2021

VEÍCULO UTILIZADO PELA PM TEM PONTUAÇÃO ZERADA EM AVALIAÇÃO DE SEGURANÇA. ASPRA/SE COBRA QUE O ESTADO VERIFIQUE CRITÉRIOS DE SEGURANÇA ANTES DE LOCAR OU ADQUIRIR VEÍCULOS PARA A CORPORAÇÃO.


É dever do Estado oferecer instrumentos em boas condições para os agentes da segurança pública enfrentarem à criminalidade e manter a ordem social. Se a atividade da segurança pública, pela própria dinâmica, já é um risco para a vida dos agentes que atuam na linha de frente, a oferta de materiais de qualidade, como armamentos e outros equipamentos, é fundamental para que esses riscos sejam sempre atenuados.

Se armamentos em más condições, coletes balísticos e até a falta deles, já se tornaram ponto comum de reivindicação dos policiais sergipanos, outro elemento que faz parte da estrutura de trabalho dos agentes da segurança pública que se apresenta como uma fragilidade para esses trabalhadores é a frota de veículos empregados na operação diária da Polícia Militar de Sergipe. Na mais recente avaliação de segurança do Latin NCAP, o Programa de Avaliações de Veículos Novos para América Latina e Caribe, o Renault Duster, um dos mais utilizados pela PMSE, saiu dos testes de impacto sem nota. O SUV não recebeu nenhuma estrela dentre as cinco possíveis no resultado.

Na avaliação, a Latin NCAP frisa que o Renault produzido no Brasil e exportado para mercado da América Latina não oferece airbags laterais e proteção lateral de cabeça, ao contrário do modelo vendido na Europa. A especializada identificou também que no impacto frontal, o modelo apresentou estrutura instável e perda de combustível. No impacto lateral, foi detectada a abertura da porta. Diante desses resultados, o órgão recomenda realização de recall.

O veículo modelo Duster sempre foi utilizado em diversas unidades operacionais da PMSE, como o Batalhão de Radiopatrulha e outras unidades do policiamento ostensivo da capital. Para o assessor jurídico da Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares de Sergipe (ASPRA/SE), Márlio Damasceno, esse é apenas a ponta do problema. “É um fato que preocupa bastante, nos traz medo, porque os policiais muitas vezes estão em velocidade, em ocorrência contra criminosos. As unidades precisam de viaturas fortalecidas. A gente vê estados vizinhos com viaturas blindadas para algumas unidades, enquanto Sergipe não possui o mesmo investimento”, critica o advogado.

Representando a Aspra, Márlio afirmou que vai oficiar o Governo de Sergipe alertando para a avaliação de segurança dos veículos utilizados pela PM, antes de efetivar os contratos de locação, e faz uma recomendação para os policiais. “Tenham o máximo de cuidado, porque infelizmente, pelo teste realizado, o veículo deixou a desejar quando colide com outra coisa. O militar está sujeito a tudo numa perseguição, como colisão, sobrar numa curva, entre outras tragédias. Então é preciso zelar ainda mais pela própria segurança”, pontua Márlio.

Resposta

A Polícia Militar, em resposta à nossa reportagem, disse que os veículos modelo Duster já estão em substituição por caminhonetes. Na unidade de Radiopatrulha, segundo a PM, a troca de veículos já foi realizada. A PMSE informou também que nesta semana, 13 novas caminhonetes estão sendo entregues para substituir modelos Duster em seis unidades, processo que vai continuar ocorrendo nos próximos meses.

Já a fabricante Renault, por meio de nota, disse que “o veículo Duster, que teve o seu teste divulgado em agosto de 2021, é exatamente o mesmo em termos de conteúdos de segurança ativa e passiva em relação ao veículo que obteve quatro estrelas na proteção para adultos e três estrelas na proteção para crianças, em teste realizado pela mesma instituição em 2019. Em 2020 o Latin NCAP mudou os protocolos de testes e, por conta disso, os resultados são diferentes”, pontuou.

Fonte e foto:  Fan F1

Nenhum comentário:

Postar um comentário