quinta-feira, 18 de novembro de 2021

VIATURAS DOS BOMBEIROS PRECISAM DE MANUTENÇÃO. SEGUNDO A ASPRA, PROBLEMAS PODEM COMPROMETER COMBATE A INCÊNDIOS.



As viaturas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe estão sem manutenção, conforme denúncia da Associação de Praças Policiais e Bombeiros Militares de Sergipe (Aspra). Segundo a entidade, um dos veículos, a viatura ABT-13 (Auto Bomba Tanque), da Unidade Operacional Escola (UOE), está com diversos vazamentos de água, fator que compromete o atendimento em um combate de incêndio.

Conforme a Associação expõe, a situação desta viatura vem persistindo por mais de duas semanas, sem providências, e outros veículos também estão em condições precárias. No entanto, a Aspra aponta que denúncias deste tipo vêm sendo registradas desde o ano de 2016.

De acordo com o assessor jurídico da entidade, Márlio Damasceno, muitas denúncias já foram registradas, tanto na capital quanto no interior, e nada é resolvido. “Isso com certeza prejudica o atendimento das ocorrências dos bombeiros militares. Tem vezes que uma unidade tem que recobrir outra área de atuação, em face de viaturas estarem com problemas de manutenção. Já denunciamos por diversas vezes na imprensa, porém, o que se observa, é o problema continuando”, disse o assessor.

Damasceno conta ainda que já enviou ofício para o Ministério Público Estadual de Sergipe (MPE) por várias vezes ao longo dos últimos cinco anos, e algumas providências foram adotadas. “Mas, infelizmente, como dissemos, o problema persiste”, acrescenta. Procurada pelo JORNAL DA CIDADE, a assessoria de comunicação do CBMSE informa que a frota de veículos do órgão sofre desgastes devido às condições severas das atividades, e por isso necessitam de reparos constantes.

O Departamento de Manutenção do CBMSE (DMAN) é responsável por essa fiscalização, controle, planejamento e execução das manutenções dos veículos da corporação. “Os militares do DMAN não medem esforços para manter todos os veículos da corporação em condições seguras e confortáveis para uma melhor prestação de serviço à sociedade”, afirma o órgão.

No caso da viatura ABT-13, a Comunicação afirma que este foi adquirido em 2010 e em 2020 passou por um processo de revisão mecânica geral, além da implementação da nova identidade visual da corporação. “Recentemente essa viatura apresentou um pequeno vazamento de água em uma unidade expulsora do sistema de combate a incêndio, problema este que foi solucionado no dia 16 do corrente mês.

Atualmente ao CBMSE conta com uma frota de 82 veículos entre caminhões, carros e motos, além de lanchas, botes e moto-aquática que estão distribuídos nos quartéis da região metropolitana e do interior do Estado. O CBMSE já possui um planejamento para renovação da frota atual, com a previsão de chegada de novos veículos operacionais ainda em 2021 e mais 14 para 2022”, garante o órgão.

Fonte:  Jornal da Cidade (Laís de Melo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário