quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

"IPTU-10" É A "NOVA VARIANTE" DE EDVALDO QUE DEIXA O ARACAJUANO SEM DORMIR!


“A Prefeitura de Aracaju está cuidando da sua gente! Verifique o seu cartão de vacina e procure os nossos postos de atendimento. Venha tomar a sua dose porque a pandemia ainda não acabou. Temos que manter todos os cuidados com esse vírus e, para tanto, já cancelamos o réveillon. Todo mundo sabe e é testemunha que eu gosto de festa, mas precisamos continuar atentos com essas variantes, com esse inimigo invisível. Nossa cidade está iluminada, a economia está aquecida e nós temos que celebrar esse momento de retomada”.

O depoimento acima é uma espécie de “compilado” dos discursos recentes do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), que é muito competente em fazer propaganda positiva de sua gestão, anunciando o pagamento de salários dos servidores e o calendário de vacinação contra a Covid-19, mas que “desaparece” quando precisa dar explicações aos cidadãos, a seus governados, pagadores de impostos e tributos. Chega a ser louvável esse “zelo” de Edvaldo com o povo, só que sua gestão tem umas “variantes” que deixam o aracajuano sem dormir.

Mesmo em tempos de crise, de dificuldades financeiras para a população, como bem coloca o prefeito, sua gestão “assusta” o contribuinte com o “vírus IPTU-10”! Entre 2020 e 2021 ele lançou a “variante “IPTU-2,65”, que já desagradou muita gente, e agora, para 2022, constata-se uma “evolução perigosa” desse “vírus receptor”, que pode ser “letal” para muita gente, inclusive para o servidor público municipal, que já enfrenta dificuldade para garantir o “prato na mesa”. Essa “nova variante” de Edvaldo tem impacto direto em diversos setores da economia.

E isso justamente num momento difícil para a população, como bem coloca o prefeito em suas “raras” aparições públicas. Estamos falando de uma administração que recebeu muitos recursos federais em 2020 e até certo ponto de 2021 para combater a covid-19. De uma gestão que desde 2017 vem sendo contemplada com emendas federais de deputados e senadores, em especial, do ex-líder do governo André Moura. Com todo respeito ao “super-secretário” da Fazenda, não justifica essa “sanha” por arrecadar mais e mais!

E agora o “prefeito da qualidade de vida” joga em nossa sociedade aracajuana o “vírus IPTU-10”, sem piedade alguma, sem nenhum remorso pela perda de renda, pelo fechamento de postos de trabalho, pela dificuldade encontrada para alugar ou vender imóveis. Nada disso parece importante para quem só demonstra satisfação em “abarrotar os cofres da PMA”. Será preciso repetir uma Inconfidência Mineira? Será preciso uma espécie de “insurreição”, uma resposta do povo a este “vírus receptor”? E o que dizem os vereadores de Aracaju?

O que faz a nossa Câmara Municipal? Será complacente, mais uma vez? O “IPTU-10” é um “vírus generoso”: apesar do “silêncio do prefeito”, seus auxiliares confirmam que seus efeitos podem ser sentidos em “doses menores”, controladas, por até seis meses. Isto que é gestão democrática! Até a dor alheia é parcelada! O máximo que se pode conseguir é um “desconto na dor”, mas desde que a “vacina” seja em “dose única”! Isso que é “cuidar da nossa gente”! É muito amor envolvido! Depois é andar por aí, com o “passaporte da vacina” pago, para continuar “imunizado”...

Veja essa!

Continua dando muito o que falar o “presente de Natal” do prefeito Edvaldo Nogueira para o povo de Aracaju. E não se trata da “cidade luz” que ele tanto propaga, numa parceria com a Energisa (setor privado), mas o reajuste de 10,05% na taxa do IPTU em 2022.

E essa!

Tem comerciante e proprietário de imóvel “amando” o prefeito de Aracaju. Os servidores da PMA, tão “valorizados” porque recebem os salários em dia, tiveram o último reajuste ainda na gestão do ex-prefeito João Alves Filho (in memoriam) em 2016. E agora terão que cobrir 10,05% de reajuste, só no IPTU. Eita lê lê!

E os serviços?

Se o dinheiro arrecadado com o IPTU estivesse atendendo a contento a sociedade, muitos aracajuanos pagariam o reajuste sem tanto barulho, mas alguns serviços como a iluminação pública (nas ruas dos bairros periféricos) e o transporte público, por exemplo, continuam deixando a desejar. O trânsito da cidade continua caótico e com pouca mobilidade.

E as obras?

Tem obras que se arrastam pela gestão de Edvaldo, já citadas aqui por este colunista: as reformas dos terminais de integração; os pontos de ônibus que não protegem os usuários do transporte; as avenidas Hermes Fontes e Adélia Franco que foram entregues e não estão concluídas; a Maternidade do Santa Maria/17 de Março, dentre outras. Mas se limpa a cidade, pinta meio-fio e paga em dia tá tudo certo! Pode cobrar IPTU!

Fonte e foto:  Alô News (Habacuque Villacorte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário