quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

POLÍCIA MILITAR REALIZA FORMATURA DO III CURSO DE OPERAÇÕES DE CHOQUE (COC/2022).

Após 43 dias de intensos treinamentos em regime integral e semi-integral, 28 policiais militares concluíram o III Curso de Operações de Choque (COC/2022). A formatura do curso promovido pela Polícia Militar do Estado de Sergipe foi realizada na noite dessa quarta-feira, 16, no Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), localizado no Bairro Ponto Novo, em Aracaju, com a participação do comandante-geral da PMSE, coronel Marcony Cabral.

A turma iniciou com 58 alunos, mas após 425 horas/aulas apenas 28 conquistaram o brevê de “Choqueanos”, termo que denomina os especialistas em Controle de Distúrbios Civis. Entre os formandos estavam dois integrantes da Polícia Militar do Piauí.

Durante a capacitação, os alunos foram submetidos a uma matriz curricular contendo disciplinas como: Policiamento de Choque em Evento, Táticas de Controle de Distúrbios Civis Aplicada, Doutrina de Gerenciamento em Eventos Críticos, Reintegração de Posse Rural e Urbana, Aspectos Jurídicos e Sociais a Serem Observados em Manifestações, entre outras. Além da formação técnica, os instrutores buscaram difundir entre os alunos características indispensáveis a um policial do Choque, como o preparo físico continuado, o controle emocional, o espírito de corpo, a disciplina, a resistência à fadiga, entre outras.

Na oportunidade, o coronel Marcony destacou a importância da formação. “O Batalhão de Choque chega para resolver, pois, em qualquer situação que ninguém mais resolveu, a última barreira é BPChoque. É por isso que nós precisamos investir muito nesse conhecimento. Graças a Deus conseguimos formar a III Turma de Operadores de Choque. Todo esforço que foi feito para fomentar esse curso valeu à pena. Meus parabéns a todos os formandos e que Deus possa continuar abençoando a vida de cada um dos senhores. Cumpram a missão de vocês e voltem para casa sempre com a certeza do dever cumprido.”

Entre os destaques do curso estava o Choqueano 28, atual comandante do BPChoque, major Thiago Costa, que conquistou a primeira colocação geral. “Estar inserido nesse curso, desde o planejamento, é a realização de um sonho profissional. A gente sonhou, planejou, colocou no papel e, com o apoio do comandante-geral, o curso pôde ser executado. Em parte do planejamento eu tive que sair, e fiquei na condição de aluno. Poder comandar o Batalhão, sair de cena, virar aluno e agora retornar como Choqueano formado, para mim é uma honra.”

O major Thiago Costa encerrou o seu discurso enfatizando que o BPChoque segue no caminho de qualificação, profissionalização e especialização, seguindo as diretrizes do coronel Marcony Cabral. “A unidade caminha no mesmo ritmo e a tendência é que a sociedade ganhe muito mais, pois novos 28 operadores de Choque, dotados de uma grande capacidade técnica, estão prontos para atuar em defesa do povo sergipano.”

Responsável pela coordenação do COC/2022, o capitão Fábio Pereira lemos pontou sobre a necessidade da qualificação em Operações de Choque. “Nós que fazemos parte de um grupo que trabalha para manutenção da ordem pública, e, em última instância, quando nada mais funciona, o Batalhão é acionado. Por isso é de suma importância que se invista na formação de novos policiais especialista em Operações de Choque para quando a sociedade necessitar de uma intervenção mais especializada, ela ter uma atenção mais qualificada. Em 2014, eu tive a satisfação de fazer o meu curso em nível multiplicador e, hoje, eu completo meu ciclo. São 28 sementes plantadas, as quais a gente espera que frutifiquem, assim como eu e meus colegas de turma frutificaram.”

Após receber a homenagem de Mérito Operacional do III COC, o cabo Bruno Souza falou sobre o seu sentimento de honra. “Para mim foi uma grande honra. Esse ano completo 12 anos de BPChoque e foi uma oportunidade ímpar poder participar e ser destaque de Mérito Operacional. Eu considero esse mérito extensivo a todos que participaram, pois foi uma turma bastante qualificada para atuar nos controles de distúrbios civis.”

A soldado Beatriz foi uma das duas mulheres que concluíram o curso com êxito, e em clima de muita vibração destacou a sua satisfação ao final do evento. “É um sonho realizado e um orgulho imenso concluir um curso operacional. Estou muito feliz por representar bem as mulheres da PMSE, pois, com muita força, treino e inteligência técnica e emocional, nós conseguimos passar por esse curso e nos tornar um incentivo para que outras mulheres possam participar.”

Homenagem ao Choqeano 42, falecido em decorrência da Covid-19

A turma do III COC recebeu o nome do soldado Mario Mauricio da Silva Pita Júnior, em homenagem ao Choqueano 42, formado no II Curso de Operações de Choque – 2019, falecido em decorrência da Covid-19, no ano passado.

A família do policial compareceu à solenidade para receber uma homenagem especial diretamente das mãos do comandante-geral da PMSE.







Fonte e fotos:  PMSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário