sábado, 11 de junho de 2022

PRISÃO DE ADVOGADO: OAB/SE CRITICA CONDIÇÕES DO PRESMIL. INTERESSANTE, ESSA MESMA OAB/SE NÃO CRITICA ESSAS MESMAS CONDIÇÕES PARA POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES, CIVIS E PENAIS NO PRÓPRIO PRESMIL.


A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) divulgou uma nota nesta sexta-feira, 10, esclarecendo a prisão de um advogado em Sergipe – acusado de participar de uma organização criminosa que fraudava processos na Bahia – e criticando as condições do Presídio Militar de Sergipe (Presmil).

A OAB/SE disse que sua atuação foi necessária para garantir as prerrogativas do advogado que foi alvo da investigação e que o procurador de Defesa das Prerrogativas, Dr. Josefhe Barreto, participou da audiência de custódia na CEPLAM, defendendo a necessidade de manter o advogado em sala de estado maior que esteja em consonância com o que prevê Estatuto da Advocacia

“As condições do  Presmil são desumanas e oferecem riscos à integridade física de todos que ali estão. O poder estatal, o judiciário e o Ministério Público têm ciência da situação calamitosa da unidade, a qual precisa de novas instalações urgentes, pois o próprio CREA já elaborou parecer condenando a estrutura, inclusive a sua interdição”.

A OAB/SE destacou que tomará todas as medidas judiciais e administrativas com relação à situação estrutural do Presmil, com o objetivo de assegurar as prerrogativas que são inerentes à advocacia brasileira. “Apesar de envolver um advogado com registro da OAB/SE, a instituição se reserva em não divulgar sua identidade em cumprimento às normas vigentes e considerando, ainda, que o processo tramita em segredo de justiça. A OAB/SE seguirá acompanhando atentamente o andamento do caso através da Procuradoria de Defesa das Prerrogativas”, finalizou.

Relembre 

Um advogado foi preso na última terça-feira, 7, no bairro Jardins, em Aracaju, pelo Grupo de Apoio Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público de Sergipe (MP/SE) acusado de participar de uma organização criminosa que atuava em fraudes milionárias em processos judiciais em trâmite na comarca de Paulo Afonso (BA). Segundo fonte ouvida pelo Portal Infonet, o advogado e foi flagrado com uma arma de fogo e munições.

A prisão ocorreu durante a terceira etapa da “Operação Inventário’”, batizada de “Turandot”, para cumprimento de oito mandados de prisão preventiva decretados pela 1ª Vara Criminal de Paulo Afonso. A operação foi coordenada pelo MP da Bahia e, além da prisão em Aracaju, três pessoas foram presas em Salvador e quatro em Paulo Afonso. A organização criminosa, conforme o MP da Bahia, é formada por juiz aposentado, advogados, serventuários e particulares.

Fonte:  Infonet (Verlaine Estácio)

Comentário do blog:  Interessante, essa mesma OAB/SE não critica essas mesmas condições para policiais e bombeiros militares, civis e penais no próprio PRESMIL.

3 comentários:

  1. Ninguém viu isso antes??

    ResponderExcluir
  2. Coisa interessante viu a muito tempo que entra e sai militares e polícias Civil lá inclusive com visita de seus respectivos defensores e ninguem veio a publico fazer essa denuncia por quê? Há ja sei um advogado foi preso no mesmo luga onde os desumano estão sera que é isso ou porque é um advogado que está preso por fraude e em outro estado inclusive com sendo proibido divulgação de quelquer coisa como nome ou assunto porque corre em segredo de justica, tem poucos dias que foi presa uma perfem onde foi divulgado foto nome e muito mais sobre ela. Será que agora é que vinheram perceber que aquele espaco não serve nem pra quem trabalha lá.
    Será que não dava pra coloca o PALACIO DOS DESPACHO em uma das sala pra ver se dava pra enconomiza mais o dinheiro publico, ou transforma em uma nova Secretaria da Saude.

    ResponderExcluir
  3. Só após uma prisão de um Advogado que vão tomar providência sobre o prédio do Presmil.kkkkk pq os direitos humanos da OAB não interviu a antes? Será quem está lá não é humano e não tem diretos?

    ResponderExcluir