sexta-feira, 19 de agosto de 2022

ENTIDADES COBRAM APURAÇÃO RIGOROSA CONTRA MÉDICO SUSPEITO DE ABUSO NO HOSPITAL FERNANDO FRANCO.


Após a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS) confirmar que um médico está sendo suspeito de abusar sexualmente de uma adolescente de 16 anos, entidades médicas se pronunciaram nesta sexta-feira, 19, cobrando uma apuração rigorosa dos fatos.

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Sergipe (CREMESE) destacou, por exemplo, que reitera a gravidade da denúncia e que “irá adotar todas as medidas necessárias para apurar as responsabilidades e aplicar as penalidades cabíveis”. Ainda de acordo com o comunicado, o Cremese oficiou na manhã desta sexta a  Secretaria de Saúde do Município e a Delegacia Especializada de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas (DEACAV) para que forneçam as informações sobre essa suspeita de abuso sexual.

O Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed) destacou que a entidade é veementemente contra qualquer tipo de violência. “É extremamente importante que o Estado venha a dar toda assistência a usuária, com resguardo de sua imagem, realização de exame médico laboratorial junto ao Instituto Médico Legal e auxílio inclusive psicológico que o caso pode vir a requerer”, salientou.

O Sindimed diz ainda que é necessário a instauração do inquérito policial para rigorosa apuração dos fatos. “A fim de possibilitar ao Poder Judiciário, após o contraditório a ampla defesa, definir sobre existência ou não do fato criminoso”, pontua.

Entenda 

Um médico está sendo suspeito de ter abusado sexualmente de uma adolescente de 16 anos durante atendimento na última quarta-feira, 17, no Hospital Fernando Franco, localizado no conjunto Augusto Franco, em Aracaju. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 18. De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), a vítima passou mal na escola e, acompanhada de sua mãe, foi conduzida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a um hospital de Aracaju. Na unidade de saúde, a jovem alega ter sido abusada sexualmente pelo médico que fez o atendimento.

Inquérito já foi aberto

A SSP informou que a Delegacia Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima (Deacav) abriu inquérito policial para investigar a denúncia de abuso sexual e que, assim que a polícia tomou ciência dos fatos, registrou o ocorrido e tomou o depoimento das primeiras partes, no caso, os policiais militares que conduziram a vítima. Segundo o delegado Ronaldo Marinho, que está presidindo o inquérito policial, as circunstâncias do fato estão sendo apuradas. Foram realizados os procedimentos de proteção à vítima e providenciada a realização de exames médicos laboratoriais junto ao Instituto Médico Legal.

Fonte:  Infonet (João Paulo Schneider)

Nenhum comentário:

Postar um comentário