quinta-feira, 15 de setembro de 2022

HOSPITAL DA POLÍCIA MILITAR PROMOVE ATENDIMENTO A POLICIAIS MILITARES.

Campanha se refere ao Setembro Amarelo e tem como objetivo combater o suicídio 


O Hospital da Polícia Militar (HPM) promoveu atendimento a cerca de 90 policiais militares na manhã desta quarta-feira, 14, no pátio do Quartel do Comando Geral (QCG). A ação também ressalta a importância da campanha Setembro Amarelo, mês de combate ao suicídio. O HPM atua acolhendo os servidores, também na perspectiva da saúde mental. 

Com a campanha, o HPM pretende realizar, não só ações preventivas, com aferição de pressão arterial, testes de glicemia, mas também a realização dos devidos encaminhamentos na área de saúde, expandindo os atendimentos da Unidade de forma contínua, levando informações e solidariedade além dos muros do hospital. 

Segundo o capitão Queiroz, cardiologista do HPM, essa é uma ação de extrema importância e que externa o foco na precaução. Para ele, a educação e a informação são vetores indispensáveis para a manutenção da saúde dos militares, alvos do evento. O médico afirmou ainda que a referência discursiva não está baseada na doença, mas sim na prevenção desta.

A ação contou também com a participação de assistência social, representada pela subtenente Cândida. Com base nas palavras dela, o serviço de atendimento é clínico e mental, tendo em vista que a saúde precisa ser considerada de forma global. A profissional, que também é militar, externou que não adianta o policial estar bem fisicamente e apresentar fissuras emocionais e psicológicas.  

É importante ressaltar que o propósito do Setembro Amarelo é a prevenção do suicídio. De acordo com a assistente social, os beneficiados com essa ação são os operadores de segurança pública e que a rede de apoio acontece através de acolhimento, escuta qualificada, triagem e encaminhamento para as instituições parceiras, com equipes especializadas no combate a intercorrências de natureza psíquica. 

Para a sargento Karolline, o momento é de suma importância, pois o policial militar tem uma oportunidade a mais de usufruir dos serviços de saúde que a Corporação disponibiliza. "Nesta data, além de consultas de rotina, o policial tem a possibilidade de, caso necessário, ter um acompanhamento mais especializado, seja na saúde física ou mental", destacou Karolline.

O projeto intitulado HPM 360º segue até esta quinta-feira, 15, no pátio do Comando do Quartel Geral do Corpo de Bombeiros. 

Fonte:  PMSE

Um comentário: