segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

FOCO ERRADO: TURISMO DE LUXO? É PRECISO PRIVILEGIAR TURISMO DE MASSA.


Lamentável, o novo governo começou errado na área do turismo. Na última sexta-feira, 10, a imprensa divulgou que a assinatura da ordem de serviço pelo governo do Estado (Sedurbs/DER/SE) da obra de implantação e pavimentação ao povoado Costa, em Itaporanga D`Ajuda. Infelizmente, a intenção maior não foi em prol da comunidade, mas nas palavras do Secretário de turismo, Marcos Franco, de dar mais “conforto aos turistas que visam o maior equipamento de turismo náutico do estado, o Vidam Náutico.” (print acima).

Turismo de Luxo

Pois bem o grupo Vidam é o que tem mais dinheiro hoje em Sergipe para promover parcerias e fazer aquele acesso sem custo para o governo estadual. O governo deveria ter proposto uma parceria com o grupo que tem recursos para fazer a infraestrutura. O próprio responsável pelo grupo comemorou o investimento para o turismo de luxo nas redes sociais (ver print ao lado).

O governo investirá R$ 10,4 milhões numa infraestrutura para beneficiar o grupo hoteleiro mais rico no Estado, o grupo Vidam. E ainda divulga que o grupo “aplicou” 400 mil (menos de 4% do que o governo vai gastar), para instalar energia trifásica para a comunidade. Deveria sim, pelo menos arcar com metade da obra, numa parceria.

As pousadas, os roteiros, os restaurantes típicos não recebem esse “investimento”

O que diz o governo para as dezenas de pousadas situadas em Sergipe, próximo as praias, rios e de pontos turísticos sem a mínima estrutura? Locais em Estância, na Caueira, Pirambu, que são atrações turísticas e estão sem a mínima estrutura? Até Canindé, o principal roteiro turístico do interior está com problemas estruturais. Não seria mais lógico e racional investir na infraestrutura das rotas turísticas? Sergipe precisa de um portfólio para apresentar aos turistas, mostrando que tem muito mais do que Aracaju, Canion Xingó e a Crôa do Goré.

Desde quando Sergipe é roteiro para o turismo de luxo?

O que pensa a nova gestão do turismo em Sergipe? Pelo jeito será a mesma “panelinha” privilegiando quem tem condições em detrimento daqueles que suam de verdade para incrementar o pobre turismo sergipano, por conta dos apadrinhamentos políticos e os interesses particulares (como este caso) colocados em primeiro plano.

Será que Sergipe continuará com o cenário de terra arrasada no turismo? O Estado tem o perfil do turismo de massa e a nova gestão começa privilegiando o turismo para ricos.

Priorizar e fomentar o turismo não é privilegiar um grupo empresarial. Inserir Sergipe no circuito permanente como foi promessa de campanha não é privilegiar quem tem dinheiro.

Fonte:  blog do jornalista Cláudio Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário