segunda-feira, 6 de março de 2023

JORNALISTA TIAGO HÉLCIAS SE PRONUNCIA ACERCA DA MATÉRIA PUBLICADA PELO ANDERSONS BLOG: EM SERGIPE MAIS UM JORNALISTA PROCESSADO. TRATA-SE DE TIAGO HÉLCIAS E ELE FOI "ABANDONADO" PELO VEÍCULO.


O Andersons Blog publicou nesta segunda-feira, dia 06, a matéria que transcrevemos abaixo:

"Retirando esqueletos do armário: em Sergipe mais um jornalista processado. Trata-se de Tiago Hélcias e ele foi “abandonado” pelo veículo. Entenda

Olha, leitor e leitora, ser jornalista em Sergipe é para os fortes! E depois que AnderSonsBlog defendeu a jornalista Gleice Queiroz por ela estar sendo processada por uma autoridade constituída (leia AQUI), chegou até a casa mais um caso de um profissional da área sendo também processado.

Trata-se de Tiago Hélcias, com passagem por TVs e rádios do Estado e um dos nomes do jornalismo sergipano mais conhecidos do Nordeste, com passagens também pelo vizinho Estado de Alagoas.

Mas, no caso de Tiago, o que chama a atenção não é quem o processa, já que não se trata de uma autoridade, sendo um advogado – apesar de que alguns advogados “se acham” autoridade, né? Mas isso é assunto para uma outra postagem. O que espanta, nesse caso, é o fato de Hélcias estar sendo interpelado na Justiça e, estranhamente, ter sido “abandonado” pelo veículo no qual labutava à época.

Vamos voltar um pouco no tempo para entender tudo isso: corria o ano de 18 e a Delegacia de Crimes contra a Ordem Tributária e a Administração Pública (Deotap) deflagrou a Operação Panacéia, na qual intencionava desbaratar uma suposta associação criminosa que teria causado danos à saúde pública estadual.

Pois bem, a Justiça não enxergou provas suficientes e mandou arquivar o caso. Mas só que a própria Deotap havia divulgado nomes dos envolvidos e, assim, estes foram expostos via imprensa. E Tiago, à época em uma determinada emissora sergipana, exerceu sua profissão e divulgou a operação e os envolvidos.

Acontece que um destes, alegando ter sofrido danos morais, entrou com ação contra a emissora e contra Tiago. Até aqui, tudo bem, tudo certo, pois não há nenhum salvo-conduto que exima de responsabilidade a atividade jornalística.

Mas o triste mesmo é que a emissora – preservaremos o nome para evitar, veja só, que ela se volte contra este AnderSonsBlog judicialmente – deixou Tiago Hélcias, profissional que por lá atuava, sozinho no processo. Ou seja: cuidou de apresentar a sua defesa e o profissional que se virasse!

E é aqui que reside mais uma prova de que ser jornalista em Sergipe tem se tornado uma profissão de risco: como pode um veículo de comunicação, que tem sua linha editorial clara e definida, quando sofre uma interpelação judicial abandonar à própria sorte o profissional que, em última instância, seguia justamente essa linha editorial pré-determinada?

Para AnderSonsBlog, além de ser uma atitude triste e apequenada, é também uma tremenda burrice, pois se ambos, emissora e profissional, atuam juntos na defesa, as chances de vitória aumentam e, por fim, a atividade jornalística sai reforçada em sua atividade-fim, que é justamente informar a sociedade sobre o que acontece no seio dela mesma.

Neste caso, ressalte-se que o Sindicato dos Jornalistas de Sergipe agiu corretamente e se dispôs a ser testemunha, via sua presidência, com o objetivo de salvaguardar a atividade de um de seus filiados. Ocorre que, estranhamente, a magistrada responsável por julgar o caso em questão não quis ouvir o sindicato como testemunha da defesa!

Resumindo a ópera: não se trata de considerar que o autor da ação contra a emissora e contra Tiago Hélcias não tenha o direito de buscar uma reparação que considera justa, mas de concluir que o jornalista foi abandonado à própria sorte – e as próprias custas processuais de sua defesa – quando deveria ter tido a proteção e solidariedade da empresa de comunicação na qual trabalhava à época dos fatos ocorridos e narrados pelo autor do processo. Simples demais, né isso?

E enquanto a atividade jornalística em Sergipe correr riscos, seja por parte de autoridades criticadas, seja por parte de veículos que não abraçam os profissionais que neles trabalharam ou trabalham, AnderSonsBlog vai seguir alerta, ativo e altivo.

Porque não se trata de defender esse ou aquele jornalista. Se trata de defender o Jornalismo, essa importante ferramenta democrática que auxilia decisivamente na construção de uma sociedade mais justa. Sem mais!"

O blog Espaço Militar manteve contato com o competente, corajoso e ético jornalista Tiago Hélcias, acerca do assinto, tendo o mesmo manifestado o seguinte:

 "É triste constatar que muitas empresas de comunicação possuem slogans lindos e bonitos, que defendem a ética, o respeito e a valorização de seus colaboradores, mas na prática abandonam os jornalistas à própria sorte. Não é incomum vermos colegas profissionais da imprensa sendo perseguidos, ameaçados e até agredidos física e verbalmente em sua rotina de trabalho.

E o que as empresas fazem em relação a isso? Muitas vezes, absolutamente nada. Nós jornalistas somos deixados à mercê das pressões políticas e econômicas, sem qualquer respaldo ou proteção por parte de suas empresas. E quando a situação se torna insustentável, são demitidos sem qualquer explicação ou amparo.

É difícil entender como empresas que defendem valores tão nobres podem agir de forma tão hipócrita em relação aos seus próprios colaboradores. A falta de respeito e de cuidado com nós jornalistas é uma triste realidade que precisa ser combatida. 

Nós merecemos respeito e proteção, não apenas discursos vazios e slogans bonitos. 

É preciso agir de forma concreta para garantir a liberdade de imprensa e a segurança de todos nós jornalistas em seu trabalho diário."

Matéria do blog Espaço Militar com informações do Andersons Blog

Comentário do blog: Hipotecamos nossa solidariedade ao jornalista Tiago Hélcias, pela sua coragem, determinação, ética e competência. Conhecemos a sua conduta e por isso o nosso irrestrito apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário