terça-feira, 8 de agosto de 2023

CORREDORES DE ÔNIBUS EM ARACAJU! ENQUANTO SEXTA-FEIRA, 11, NÃO CHEGAR ...


E a Prefeitura de Aracaju, através da SMTT, está gastando tubos de dinheiro em uma “campanha de informação e conscientização” para explicar que a partir do dia 11, sexta-feira, as faixas exclusivas dos corredores do transporte urbano, em algumas avenidas entrarão em atividade.

Algumas perguntas enviadas por leitores:

– Na Avenida José Carlos Silva – antiga Heráclito Rollemberg que vai do terminal do dia até o gelão, no conjunto Orlando Dantas, onde acaba o corredor, os ônibus irão para cima dos carros?

– Na rotatória da Avenida Hermes Fontes com Adélia Franco? Na antiga Telemar onde tem um posto de combustível. Como será? Os ônibus passarão pela esquerda e os carros terão que cruzar a faixa do ônibus para irem em direção ao Shopping Jardins?

– Quando o Ônibus que faz a linha do centro para a Zona Sul/Atalaia, chegar nas imediações da sede da AEASE, e o semáforo estiver fechado com a direita livre para quem entra na Avenida Sílvio Teixeira, o motorista do ônibus fará o quê? Sairá do corredor?

– E quando este mesmo ônibus chegar na entrada do farol da Unit e o semáforo estiver fechado para seguir para Atalaia, mas aberto o lado do corredor para entrar a direita? O motorista terá que sair do corredor ou ficará atrapalhando quem deseja entrar a direita?

– O ônibus da linha que vem pela Avenida Beira Mar e tem que ir para o Bairro Coroa do Meio, passando pelo Shopping RioMar. Vem pelo corredor a direita e quando chegar num semáforo (antes da ponte) terá que pegar a faixa dos carros para seguir para o Bairro Coroa do Meio.

– O ônibus que faz o roteiro Zona Sul ao centro ao chegar a Praça da Bandeira como será a partir daí? Ao chegarem ao final da Avenida Hermes Fontes, os ônibus seguirão pela Avenida Barão de Maruim até chegar ao terminal do mercado. Ou seja, perigo constante já que tem veículo transitando pela Avenida Hermes Fontes em direção a Avenida Pedro Calazans e para fazer a curva numa via apertada certamente os acidentes acontecerão.

– Os taxistas poderão usar as faixas exclusivas mesmo sem passageiros? E o UBER? Como diferenciá-los?

Essas perguntas vão dar oportunidade a SMTT pensar antes de começar a passar vergonha na próxima sexta-feira, 11.

A vulnerabilidade para o pedestre

O blog torce para que esteja errado, mas se fosse uma autoridade fiscalizadora teria pedido um estudo independente sobre os corredores, principalmente pela preocupação com a segurança dos usuários no acesso ao meio das avenidas onde estão os pontos de paradas.

Fonte:  blog do jornalista Cláudio Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário