Na presença do subcomandante da Corporação, coronel Carlos Rolemberg, o primeiro Curso de Policiamento Montado do ano formou 16 policiais militares sergipanos, após 37 dias de instruções, contando com uma carga horária de 180 horas/aulas, divididas em nove disciplinas práticas e teóricas. O CPMon 2024/1 foi caracterizado por uma abordagem prática intensiva com equinos, visando desenvolver habilidades específicas e necessárias para o policiamento ostensivo montado, modalidade que exige que cavaleiros e cavalos formem uma parceria harmônica, assegurando conforto, eficiência e segurança durante as atividades. Essa cooperação é essencial para o sucesso do patrulhamento montado, possibilitando a transposição de obstáculos, o acesso a locais de difícil alcance e o emprego em operações de controle de distúrbios civis, entre outras ações.
Em seu discurso, o comandante do Regimento de Polícia Montada, tenente-coronel Eduardo Barreto, destacou o empenho dos formandos e a parceria estabelecida com os equinos, durante a intensa rotina da capacitação. “Ao longo desses 37 dias os senhores puderam aproveitar bem todo o ensinamento, todo o carinho que os cavalos tiveram com os senhores. Imagino o quanto foram difíceis esses dias, com uma nova rotina, iniciando muitas vezes às 4 horas da manhã, limpando a baia, preparando os seus cavalos para o início da instrução às 7 horas da manhã. Então agradecemos aos familiares de todos pelo apoio e parabéns aos formandos pelo empenho e pela dedicação”.
O sargento Jefferson Silva, orador da turma, ressaltou a união, a determinação e o compromisso com a sociedade dos novos cavalarianos e amazonas. “Hoje testemunhamos o resultado do trabalho árduo, do apoio mútuo e da determinação de cada um dos formandos dessa turma. Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar cada um dos formandos que hoje cruzam essa arena. Nós demonstramos dedicação, comprometimento e coragem ao longo de todo o percurso deste curso. As inúmeras horas de treinamento, as lições aprendidas e os desafios superados nos moldaram não apenas como profissionais, mas como seres humanos resilientes e capazes de enfrentar as adversidades com determinação. Hoje, ao recebermos nossas esporas, assumimos um compromisso solene com a segurança e a justiça em nossa sociedade. Nós somos os guardiões da ordem, os protetores da comunidade e nossas ações terão um impacto direto na vida das pessoas que juramos servir e proteger”.
Após a entrega das esporas, um dos símbolos do Policiamento Montado, com a participação de familiares e amigos, os formandos desfilaram com os seus cavalos, executando formações e evoluções em demonstração de habilidade. O desfile também cumpriu o ritual solene em continência ao coronel Carlos Rolemberg, a mais alta autoridade militar presente, que na oportunidade representou o comandante-geral da PMSE, coronel Alexsandro Ribeiro.
Fonte: PMSE
Nenhum comentário:
Postar um comentário