Após as instruções, os bombeiros militares atuarão na Operação Protetor dos Biomas 2025, que começa no dia 1º de novembro e seguirá no período de dois meses, em 14 municípios do estado em que não há base do Corpo de Bombeiros. Segundo o comandante-geral, coronel Fábio Cardoso, a operação é um trabalho de parceria da instituição local com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), responsável por formular políticas, diretrizes e ações para a segurança pública no Brasil.
“Estaremos prontos para dar resposta em casos de princípios de incêndio em vegetação em nosso bioma e faremos um mapeamento da unidade geográfica e biológica de Sergipe, orientando a população como proceder para evitar este tipo de ocorrência em nosso estado. Desta forma, com um escopo mais amplo, será possível aumentar a percepção de segurança da sociedade. Agradecemos ao Governo do Estado e à Secretaria de Estado da Segurança Pública, que materializaram este projeto, e à Senasp, que viabilizou a operação, disponibilizando os recursos”, reforça o comandante.
Em Sergipe, a 1ª turma da INC Florestal foi formada em 2022, com 67 militares, e a 2º turma recebeu capacitação em 2023, com 40 bombeiros, resultando em um total de 107 profissionais já formados no próprio estado. Por outro lado, o CBMSE tem contribuído com o reforço operacional da Força Nacional, enviando integrantes para atuarem na Operação Protetor dos Biomas em outros territórios.
Operação Protetor dos Biomas
A Operação Protetor dos Biomas, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por intermédio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi/MJSP), possui, dentre os eixos de atuação, o combate ao desmatamento ilegal e o combate às queimadas e incêndios florestais, alcançando os biomas Amazônia, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Caatinga.
Fonte: CBMSE




Nenhum comentário:
Postar um comentário