terça-feira, 28 de outubro de 2025

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE SERGIPE INICIA A 46ª INSTRUÇÃO DE NIVELAMENTO DE CONHECIMENTO FLORESTAL DA FORÇA NACIONAL EM SERGIPE.





O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) deu um passo importante no fortalecimento das ações de combate a incêndios florestais com o início da capacitação de 51 profissionais na 46ª Instrução de Nivelamento de Conhecimento Florestal (INC Florestal), promovida pela Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) em Sergipe. A abertura do curso aconteceu na manhã desta segunda-feira (27), no Quartel do Comando-Geral, em Aracaju, e as aulas serão realizadas no município de Poço Redondo, com duração de uma semana.

Após as instruções, os bombeiros militares atuarão na Operação Protetor dos Biomas 2025, que começa no dia 1º de novembro e seguirá no período de dois meses, em 14 municípios do estado em que não há base do Corpo de Bombeiros. Segundo o comandante-geral, coronel Fábio Cardoso, a operação é um trabalho de parceria da instituição local com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), responsável por formular políticas, diretrizes e ações para a segurança pública no Brasil.

“Estaremos prontos para dar resposta em casos de princípios de incêndio em vegetação em nosso bioma e faremos um mapeamento da unidade geográfica e biológica de Sergipe, orientando a população como proceder para evitar este tipo de ocorrência em nosso estado. Desta forma, com um escopo mais amplo, será possível aumentar a percepção de segurança da sociedade. Agradecemos ao Governo do Estado e à Secretaria de Estado da Segurança Pública, que materializaram este projeto, e à Senasp, que viabilizou a operação, disponibilizando os recursos”, reforça o comandante. 

Em Sergipe, a 1ª turma da INC Florestal foi formada em 2022, com 67 militares, e a 2º turma recebeu capacitação em 2023, com 40 bombeiros, resultando em um total de 107 profissionais já formados no próprio estado. Por outro lado, o CBMSE tem contribuído com o reforço operacional da Força Nacional, enviando integrantes para atuarem na Operação Protetor dos Biomas em outros territórios.

Operação Protetor dos Biomas

A Operação Protetor dos Biomas, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por intermédio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi/MJSP), possui, dentre os eixos de atuação, o combate ao desmatamento ilegal e o combate às queimadas e incêndios florestais, alcançando os biomas Amazônia, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Caatinga. 

Fonte:  CBMSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário