Em diversas residências, quando a água chega, vem sem a pressão necessária para encher os reservatórios
Os bastidores da política sergipana estão em plena ebulição com a animação da oposição pelo fato de o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, se tornar elegível e despertar muitas “interrogações” sobre o processo de reeleição do governador Fábio Mitidieri (PSD). Mas um “assunto velho” que insiste em não sair da “pauta” dos debates continua sendo o descaso do governo do Estado e da Iguá Saneamento em relação ao desabastecimento de água em milhares de residências sergipanas.
O povo de Sergipe já não suporta tantos desmandos! A população de municípios das mais variadas regiões do Estado vem sofrendo sem água nas torneiras por dias consecutivos, inclusive na Grande Aracaju. E o pior: em diversas dessas residências, quando a água chega, vem sem a pressão necessária para encher os reservatórios e os moradores, que pagam seus impostos e que não deixam de pagar as faturas da Iguá, têm que “madrugar” para encher baldes para prover suas necessidades básicas.
Sem contar que, após a privatização de parte dos serviços da DESO para a Iguá, o governador Fábio Mitidieri já ficou marcado pela retomada da política ultrapassada dos carros-pipa. Trata-se sim de uma política pública emergencial, mas que tem foco exclusivo no consumo humano, e não contempla atividades agrícolas e pecuárias, por exemplo. E outro detalhe: não são apenas as regiões que têm histórico de escassez de água em períodos de estiagem! O sergipano de todo o Estado se sente lesado!Transporte Aracaju
E por mais que parte dos setores da imprensa “estranhamente” não estejam dando a devida cobertura para esse descaso sobre a falta de água, alguns “heróis da resistência”, somados ao “território livre” da internet e ao “espaço democrático” das redes sociais não deixam o assunto “morrer”! Como “o brasileiro não tem limites” e geralmente “faz piada” com quase tudo, o desabastecimento nas torneiras em Sergipe já virou “memes” em diversos perfis nas redes.
Não custa lembrar que já entramos em um ano eleitoral, quando os destinos de Sergipe serão debatidos e traçados durante a campanha, com a oposição apontando os problemas e a situação tentando encontrar as mais variadas justificativas para a manutenção da Iguá, É bem verdade que, em determinados momentos, assessores do governo e o próprio governador Fábio Mitidieri, em suas falas, fazem mais a defesa da empresa privada do que seus próprios representantes.
É compreensível que o governo Mitidieri tente minimizar os problemas gerados pela Iguá após a privatização parcial da DESO, mas não é aceitável que o povo de Sergipe tenha que “pagar essa conta”! As pessoas estão sofrendo enquanto o governador e sua equipe só pensam na reeleição. Voltando à campanha eleitoral, talvez seja o momento adequado para se REPENSAR A IGUÁ! Independente se a solução é política ou jurídica, algo precisa ser feito! Esta é uma discussão sobre dignidade humana...Turismo Sergipe
CPI da IGUÁ!
A deputada estadual Linda Brasil (PSOL) tenta recolher o mínimo de oito assinaturas de deputados estaduais para protocolar na Assembleia Legislativa de Sergipe o requerimento de instauração da CPI da IGUÁ na Alese. Linda já teria o apoio dos deputados Georgeo Passos e Marcos Oliveira na iniciativa.
Linda Brasil
“Estamos dialogando com os colegas deputados e deputadas para coletar as assinaturas necessárias para protocolar o pedido de CPI da IGUÁ. Precisamos de mais cinco assinaturas para dar entrada. Seguimos cobrando responsabilidade do parlamento porque fiscalizar é dever da Alese e a crise hídrica exige resposta urgente”, argumentou a deputada estadual.Esporte Brasil
Fonte: Panorama Sergipe (coluna do jornalista Habacuque Villacorte)

Nenhum comentário:
Postar um comentário