Solenidade no Centro de Ensino e Instrução reuniu autoridades, familiares e marcou compromisso oficial dos novos integrantes da Corporação
Na noite desta quinta-feira (19), o pátio do Centro de Ensino e Instrução (CEI) foi palco da solenidade de formatura do Estágio de Adaptação de Oficiais do Quadro de Saúde (EAO) e da entrega do Espadim Tiradentes aos cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO) 2025 da Polícia Militar do Estado de Sergipe.
O evento reuniu autoridades civis e militares, familiares e convidados para celebrar dois momentos marcantes na trajetória dos novos oficiais e cadetes da Corporação.
HONRAS MILITARES
A solenidade contou com a presença do comandante-geral da PMSE, Coronel Alexsandro Ribeiro, que recebeu as honras militares de estilo, prestadas pela tropa formada no pátio do CEI.
Segundo o comandante, a Instituição realizou uma cerimônia de grande relevância, pois foi reconhecido de maneira inédita, o mérito dos militares que alcançaram a melhor colocação nos cursos de formação, com a comenda Tobias Barreto.
Ele parabenizou os formandos do quadro de saúde, e desejou sucesso nas respectivas funções, felicitações que foram extensivas aos cadetes pelo recebimento do Espadim.
Antes da finalização do seu discurso, o Coronel Alexsandro Ribeiro destacou os investimentos realizados na Corporação e na tropa para seguir prestando um serviço de excelência ao povo sergipano.
Finalizou agradecendo ao governador do estado e ao secretário de segurança pública, e convidou a todos os presentes para prestigiarem a solenidade do Aniversário de 191 anos da Corporação, que será promovida no próximo dia 3 de março.
Um dos momentos solenes da cerimônia, além da leitura da ata de encerramento do EAO, formalizando a conclusão da etapa de formação específica dos novos oficiais da área da saúde, foi a apresentação do significado do Espadim Tiradentes — símbolo tradicional dos cadetes do Curso de Formação de Oficiais.
Inspirado em tradições militares europeias e adotado no Brasil desde 1932, o Espadim representa honra, disciplina e preparação para o exercício do comando. O ato recebe o nome do patrono da instituição militar, sendo denominado “Espadim Tiradentes”.
Para o tenente José Anísio Santos Junior, primeiro médico psiquiatra concursado da Corporação, o estágio apresentou uma imensurável importância na formação acadêmica, pois possibilitou a habituação inicial na PMSE e o reconhecimento do regime de hierarquia e disciplina.
Ele externou que chegou, justamente, em um momento em que saúde mental está em evidência; necessidade que não é diferente nas fileiras da PM, uma vez que, se trata de uma atividade que requer muitas exigências, muito trabalho psicológico e muita dedicação, o que produz significativas consequências mentais; respaldando assim a importância da atuação do auxílio técnico entre a tropa, que se dará com base no alinhamento da psiquiatria com a vivência militar.
O tenente Amaury Azevedo, primeiro médico veterinário da história da PMSE, também compartilhou o seu posicionamento sobre a singularidade da função que desempenhará, e o quanto o estágio apresentou pontos agregadores para a sua formação.
O tenente reconheceu o olhar de cuidado do comandante-geral, que entendeu a necessidade um médico veterinário institucional.
A cerimônia seguiu com a entrega das espadas aos formandos do EAO e do Espadim Tiradentes aos cadetes do CFO 2025. Madrinhas e padrinhos participaram do momento simbólico, realizando a entrega aos seus afilhados diante da tropa e dos convidados.
A entrega do Espadim aos novos oficiais da PMSE representa um dos momentos mais simbólicos e marcantes da formação oficial militar.
O Espadim, réplica da espada de Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército Brasileiro, simboliza a honra, a coragem e o compromisso com a defesa da sociedade. Ao receberem o Espadim, os alunos oficiais assumem publicamente o compromisso de trilhar uma trajetória pautada nos princípios que norteiam a carreira militar, fortalecendo o vínculo com a missão constitucional da Corporação.
A cadete Mylena Góis pontuou a importância de vivenciar um momento que retoma as tradições, e marca a sua caminhada e dos demais colegas como futuros oficiais, já que o Espadim simboliza a honra e a dignidade que eles têm aprendido durante o curso de formação para a carreira que os espera.
Fonte: PMSE




Nenhum comentário:
Postar um comentário