segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

SOLDADO DA PM DIZ QUE É “SUBCIDADÃO”.

Controvérsias entre o ideal e o real. “A PM foi criada para garantir a cidadania

Dedico este texto ao todos os que são cidadãos, ao Ilustre Ubirajara, não como réplica ou tréplica, mas somente procurando mostrar-lhe e a sociedade que existe diversas visões de um mesmo fato, algumas mais próximas do real que outros. Fica a critério do leitor procurar o real ou o manipulado.

Em primeiro lugar, gostaria de informar que ao contrário do senhor não tenho todos os direitos e garantias auferidos pela Constituição Federal em relação a qualquer tipo de manifestação de pensamento em relação a PM e ao Governo (TERIA ORGULHO DE EXPOR MEU NOME, MAS PARA NÃO SER MASSACRADO, PEÇO SIGILO DA FONTE). Sendo assim, parabéns ao senhor por poder abertamente expressar seu nome na postagem do dia 29/01/12, intitulada “A PM FOI CRIADA PARA GARANTIR CIDADANIA”.

Em segundo, não precisa verificar os nuances (acredito que não tenho), para tentar identificar qual a minha profissão, sou soldado da policia militar, com 14 anos de profissão, mas como subcidadão, espero gozar pelo menos do direito de poder expor minhas ideias sobre as suas com uma reflexão ainda mais breve.

Em terceiro lugar, também não gostaria que esse espaço se tornasse uma arena de ideias ou controvérsias de concepções. Em quarto, se o senhor é um estudioso da história ou do direito, conforme sugeriu a leitura do livro História da Cidadania dos autores Jaime Pinsky, Carla Bassanezi Pinsky, editora Contexto, com aproximadamente 588 páginas. ACRESCENTO O MANISFESTO COMUNISTA DE KARL MARX, texto de dois séculos atrás, que juntamente com os autores citados pelo senhor, deixam claro que a CIDADANIA SE CONQUISTA COM LUTA, NÃO NECESSÁRIAMENTE ARMADA, pois nem no Governo de Getúlio Vargas trouxe dádivas e sim concessões, além do que, um bom intelectual sabe que a Classe Dominante e o Governo que as representa (não deveriam representar o povo?), desejam somente manter o “STATUS QUO”.

Acredito que o senhor quer interpretar os autores citados de uma forma inédita. Pois convido que mande seu e-mail para os autores e peça a opinião destes, talvez não precise ir tão longe, converse com qualquer professor de história, sociologia, filosofia e direito e pergunta a eles se o papel da policia dentro da sociedade é garantir a cidadania ou será garantir o sistema. Uma breve história da Polícia Militar já no ensino fundamental ao falar da Guarda Nacional, expressa claramente que sua função era garantir o poder local e regional, e mesmo com o advento do Estado Democrático de Direito e da Constituição Cidadã, a PM continua submetida ao AI-5 de 1968, desta forma continua servido ao Estado e não ao cidadão (Itamar Franco, quando Governador de Minas, colocou a PMMG contra o Exército Brasileiro; quantos governadores se acham donos das PMs, até prefeitos acham, acham ou são?), a QUE CIDADÃO INTERESSA UM PM ASSIM? . Em quinto, o senhor citou muito bem a atuação dinâmica entre a Infraestrutura e Superestrutura do Estado, de Antônio Grasmci, mas por que este autor, chama o agente (todos os servidores, militantes, intelectuais, etc.) a se tornarem um Intelectual orgânico, podendo agir de forma democrática e inteligente nas estruturas do Estado, moldando de forma a não causar o caos ou a desordem. Não somente ele, Marx, também percebeu isto, Grasmci é marxista. RESPONDO, já que o Estado só que manter o sistema, os pensadores nos convidam a mudar Infraestrutura e Superestrutura por dentro e não somente atacado por fora (revoluções). Pergunto, será que não isto que a base da PM, esta tentando fazer em beneficio próprio e da sociedade, mas contra o Governo e o Sistema.

Para não ser prolixo, e também já sendo, gostaria de terminar lembrando que nos estudos de Gramsci ele identificou que a principal função das leis, do judiciário, das Forças Armadas e das policiais é a COERÇÃO e não a Cidadania. Quando a doar sangue de folga ou não, ser UM CRIME, E NÃO EXERCÍCIO DA CIDADANIA, demostra que o senhor não é conhecedor do Direito, haja vista, não existir este TIPO penal, em nenhum código. .

Amigo Ubirajara quem dera que a minha classe fosse o expoente da cidadania. É com infelicidade que afirmo: ``A Polícia foi criada para garantir a ordem vigente, não o inverso!

Atenciosamente,

L.S., Soldado subcidadão, que infelizmente não pode ser identificado, pelo menos no texto.

Fonte: Faxaju

2 comentários:

  1. Gostei companheiro...só tem um detalhe, os oficias não estão acostumados com soldados com esse nível intelectual por isso ocorre essa melhoria e luta..parabens!!!1

    ResponderExcluir