segunda-feira, 26 de novembro de 2012

INTERNOS REALIZAM MAIS UMA REBELIÃO NO CENAM.

Cerca de 25 adolescentes deram início ao motim. Três fugiram
Internos ocuparam telhados (Fotos: Portal Infonet)
Cerca de 25 internos de Centro de Atendimento ao Menor (Cenam), realizaram mais uma rebelião na manhã desta segunda-feira 26. As motivações que deram início ao motim se deram por conta da falta de estrutura do Cenam, segundo um dos agentes socioeducativos, que estava no local. A polícia de choque foi acionada para conter a rebelião e inicialmente receberam a informação de que 30 adolescentes teriam conseguido escapar da unidade. O agente informou, de forma extraoficial, que três internos conseguiram fugir e um ficou ferido por conta dos arames.
Durante a rebelião os internos subiriam ao telhado e jogavam pedaços de telhas em afronta à chegada da Polícia de Choque. O helicóptero foi acionado para tentar conter os menores que tentavam fugir por cima dos muros. Munidos de armas e escudos e coletes de a prova de balas, a policia conseguiu adentrar as 4 alas atingidas.
Fábio denuncia que agentes não estão preparados
O agente Fábio Wesley, que é também diretor do Sindicato dos Agentes de Segurança e de Medidas Socioeducativas (Sindasse), contou que os cerca de 9 agentes não conseguiu dar conta do motim. Segundo ele, os internos alegam que as condições das instalações do local estão precárias e que os jovens continuam utilizando de quentinhas e garrafas pet para fazer necessidades fisiológicas.
“OS Ainda sobre os telhados os adolescentes reclamam que a comida estaria chegando estragadas, de superlotação e dormindo em salas de aulas, que não possui banheiro e água. Assim eles estão tento que defecar em quentinhas e urinando em garrafas pet. Eles reclamam também que não estão recebendo assistência correta. São atendidos uma vez por mês por falta de assistente social e psicólogo. Isso só dá mais revolta ao adolescente”, expões Fábio.
Desespero
Adolescente tenta fugir pelo telhado
Os adolescentes se rebelaram quando os internos da Unidade Sócio Educativa de Internação Provisória (Usipe) se preparavam para receber seus familiares. No momento da rebelião, as famílias tiveram a visitação adiada, até que os adolescentes do Cenam fossem contidos. Uma mãe que pretendia visitar seu filho, preso há dois meses, não conseguia conter as lágrimas de desespero. “A gente já sofre em ter que ver um filho preso. Presenciando uma cena dessas só imaginamos o pior”, relata G.T.R.
Renascer
A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a Fundação Renascer, mas a informação é que a presidente da fundação Antônia Menezes está em reunião. A Infonet permanece à disposição por meio do jornalismo@infonet.com.br ou através do            (079) 21068000      .
Fonte:  Infonet (Eliene Andrade)
Polícia de choque foi acionada para conter a rebelião

Nenhum comentário:

Postar um comentário