terça-feira, 27 de maio de 2014

PRENDAM O TAXISTA E OS PMs, POR FAVOR!

Foi tudo invenção e ilusão de ótica

Pelo andar da carruagem o taxista que denunciou a tentativa de assalto por parte do enteado do secretário João Eloy e os policiais militares que fizeram a prisão inventaram tudo. O enteado tem 21 anos e o amigo que portava carteira falsa da SSP, 39 anos. Ou seja, não tem adolescente na história.

Não foi flagrante. Eles não tinham armas. Foi ilusão de ótica dos taxistas e dos policiais. Não tentaram assaltar o taxista, ele estava dormindo e teve um pesadelo. Tudo inventado.

E se fosse verdade alguém acredita que teria corporativismo na SSP? É claro que não a cúpula daria uma entrevista coletiva comunicando que todas as providências foram adotadas.

E o leitor acha que se o caso fosse verdade não seria tratado igual a todos os outros que envolve filhos e pais de família de boa índole?

Algum leitor já viu a SSP expor ma mídia  e envia release a imprensa com nomes e fotos de pessoas presas em flagrante com armas? É claro que não: todos são tratados da mesma forma. Afinal, se os filhos têm problemas, nos lares deles tem pais de famílias que merecem respeito e o tratamento igual. Ou seja, se o caso fosse verdade a SSP teria o tratamento igual, independente de ser filho de autoridade ou não.

E algum advogado tem exemplo de jurisprudência de algum “cidadão” preso em flagrante por portar ilegalmente arma de fogo dentro do carro? É claro que não. Se tiver é invenção da Internet. E isso inclui arma de uso restrito, que é algo natural.

Então caro leitor fica o dito pelo não dito: a culpa é do taxista e dos PMS que fizeram uma prisão arbitrária. Tudo invenção. O caso não existiu e por isso não poderia ser tratado com respeito.

E tem mais: tirando meia dúzia de jornalistas inventores (incluindo este blog), ninguém mais da sociedade deu crédito ao caso surreal.

Obs: E a ilusão foi tão grande que ontem, 27, o titular deste espaço sonhou que viu a matéria sendo divulgada na Record Nacional, no programa de Marcelo Resende e no Jornal Nacional da Rede Globo. Mas foi ilusão de ótica, nada aconteceu.

Instituição SSP e não o cidadão

Para deixar claro: neste episódio o que está em debate é a atuação da instituição SSP diante de um fato grave. O que parte da imprensa cobra é a ação e a isenção da instituição, através do secretário. Não é uma cobrança pessoal, mas da credibilidade da instituição através da isenção nas apurações. E um erro foi cometido ao não lavrar o flagrante dos dois envolvidos.

Isenção nas apurações

A repercussão da prisão do enteado do Secretário de Segurança Pública ganhou amplitude nacional, não poderia ser diferente, tamanha a ousadia deste jovem. Mas maior ousadia teve o delegado que, mesmo diante de tantas provas materiais (veículo, armas e munições) fez de um crime inafiançável, uma simples ocorrência corriqueira.E ainda para agravar toda a situação, desconsiderou o reconhecimento dos acusados feito pela vítima, e do reconhecimento das armas e do veículo.

Isenção nas apurações II

Ontem, em entrevista coletiva, as autoridades policiais da SSP não conseguiram explicar tamanha ousadia da segurança pública em rasgar a já tão desgastada legislação penal de nosso país. O Sistema Nacional de Armas - SINARM (LEI No 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003) é claro em seu artigo 14. Portar, deter, adquirir, fornecer, receber, ter em depósito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob guarda ou ocultar arma de fogo, Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa. Parágrafo único. O crime previsto neste artigo é inafiançável, salvo quando a arma de fogo estiver registrada em nome do agente. O artigo fala por si só, dispensa comentários.

Isenção nas apurações II

Voltando as alegações das autoridades policiais, a que mais chamou atenção deste Blog foi a de que, se não fosse enteado do SSP não teria uma linha na imprensa, engano, não é todo dia que dois elementos são presos com 3 pistolas, um fuzil e farta munição, tudo de propriedade da SSP e de uso exclusivo das polícias. Seria noticiado na imprensa sim. Tanto que não apenas o Jornal Nacional, como o Cidade Alerta noticiaram, e em ambos os jornais com incredulidade na ação unilateral do delegado em soltar os acusados.Algumas questões ficam em aberto: Quem investigará o delegado João Eloy? Isenção?  Qual se ele ainda é o chefe de todos? Corporativismo?

Isenção nas apurações III

O que se observou em todas as entrevistas foi a ânsia de defender João Eloy, justificando-se o ocorrido pelo lado emocional. Declarou-se até que ele seria vítima de mais uma injustiça social. É preciso relembrar que um cidadão (taxista) ligou para o CIOSP, acionando a PM, denunciando um assalto, a PM faz busca e prendeu os elementos, conduziu a delegacia, o taxista reconheceu os assaltantes. Mas segundo a SSP, tem que ouvir as versões dos acusados em inquérito? Se fossem pobres mortais seriam presos em flagrante delito, mas o filho do SSP não pode ser preso.

Isenção nas apurações IV

Este Blog mantém a linha de independência, e solicita ao governador que afaste o SSP pra que as apurações transcorram com a maior isenção possível. E lembra ao Ministério Público que ele é o responsável pelo controle externo da atividade policial, e para isso, ele não precisa ser acionado.

Um exemplo envolvendo um pai de família

O jornalista Chico Freire lembrou ontem que há poucas semanas um sobrinho foi pego com maconha, foi preso e a foto enviada pela SSP para toda imprensa. O pai do rapaz é um funcionário de carreira de um estatal de ótima índole, mas não é autoridade. Ou seja, para alguns, pai de família tem que ser autoridade. O caso do enteado de João Eloy teve vários erros.  O flagrante foi legal, mas fizeram que não. Se não fosse filho de uma autoridade estaria preso até hoje. Ou não?

OAB/SE precisa defender o taxista? Tem que atuar neste caso

Cadê a OAB/SE para defender o taxista num assunto tão importante? A OAB/SE que cobra mais segurança não pode ficar omissa neste momento. Ontem, 26, a TV Sergipe o presidente da OAB/SE, Carlos Augusto Monteiro, disse que o delegado plantonista errou ao não lavrar o flagrante e encaminhar a documentação para a Justiça. “Não cabe fiança diante das três modalidades, uso indevido de armas, uso indevido de documentação e tentativa de assalto”. Leia a matéria de ontem, 26, da Infonet com o taxista que sofreu a tentativa de assalto. Vítima prestou depoimento na Deplan e não houve flagrante. Em: http://www.infonet.com.br/cidade/ler.asp?id=158729&pagina=1

Fonte:  Blog do jornalista Cláudio Nunes

4 comentários:

  1. Impressionante como os nossos radialistas que se dizem os "corajosos" estão caladinhos no caso do enteado do Secretário de Segurança, por que? Tá caladinho Gilmar Carvalho, George Magalhães e outros. Já Bareta que gosta muito de dizer que a cana é dura, pelo jeito a cana ficou mole. Parabenizo Evenilson Santana pela coragem de tocar no assunto e pela reportagem feita para a Record.

    Uma pessoa indignada

    ResponderExcluir
  2. Nesse pais tudo parece ser piada,
    1bilhao em reforma de um estado e pessoas morrendo em corredores de hospitais, mas, claro a copa e feita por estadios, e nao por pessoas, multa de mais de um milhao pra associacao da pmpe por lutar por melhores condicoes de vida e ainda criminalizar quem faz a greve enquanto tem «menores» assassinos e ninguem faz nada. PQ?
    Desemperancoso com o futuro.

    ResponderExcluir
  3. Justamente todos radialista caladinhos se fosse o praca na boca deles era marginal tem que apurar nao pode ficar assim por isso esses radialista tudo demagogo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome disto é rabo preso e do quem de gente com o rabo preso com João Eloy neste estado não caberia no Batistão.

      Excluir