terça-feira, 28 de outubro de 2014

GOVERNO DO AMAZONAS ANUNCIA CONCURSO PARA CONTRATAR 5.000 POLICIAIS MILITARES.

Um dia após sua reeleição, José Melo anunciou a novidade em duas entrevistas a emissoras de TV, sendo uma delas concedida ao programar AGORA, da TV EM TEMPO.

O governador reeleito do Amazonas, José Melo (Pros), revelou que pretende realizar concurso público para contratar 5.000 novos policiais militares e oficiais, além de curso de aperfeiçoamento para pelo menos 2.000 homens do efetivo da Polícia Militar do Estado.

A iniciativa, anunciada em entrevista concedida, nesta segunda (27), a duas emissoras locais de TV (uma delas ao programa AGORA, da TV EM TEMPO), visa melhorar o desempenho da segurança e fortalecer as políticas públicas de combate à violência urbana e ao crime organizado.

Melo lembrou que, em junho, foi inaugurado em Manaus o Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF), capaz de comportar até 182 detentas. A unidade, segundo ele, demandou investimentos de R$ 7,2 milhões, repassados pelo Ministério da Justiça, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
“As mulheres são um público prioritário na política do Depen, cujo principal projeto, o Programa Nacional de Apoio ao Sistema Prisional, busca zerar o déficit prisional feminino. Lá, elas terão disponíveis berçário, centro médico e ala infantil”, explanou.

Três presídios

O governador destaca que o Estado vai receber, nos próximos dois anos, outras três unidades prisionais com investimentos do Depen: o Centro de Detenção Provisória Masculino de Manaus (CDP 2), a Penitenciária Agrícola do Amazonas, a Cadeia Pública de Maués (a 276 quilômetros de Manaus) e a Cadeia Pública de Tefé (distante 523 quilômetros).

Essa expansão no sistema carcerário vem somar-se ao aumento do efetivo da Polícia Militar, prossegue Melo. O números de agentes cresceu em torno de 50%, saindo de pouco mais de 7.000 para 10.554, conforme estatísticas apresentadas pelo governador.

Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) informam que, nesse mesmo período, o efetivo da Polícia Civil também foi ampliado de 1.437 para 2.235 agentes. Somente a categoria de delegados saltou de 153 para 341. Já o Corpo de Bombeiros, que em 2010 tinha pouco mais de 500 profissionais, ganhou um reforço de mais 277 membros e hoje tem efetivo de 777.

“É importante salientar que vamos ampliar o Ronda no Bairro na capital e no interior, para onde provavelmente parte desse contingente aprovado no concurso deverá ser destinada.Quero reforçar principalmente a segurança nas portas das escolas, nos bairros e no interior”, concluiu Melo.

Com informações da assessoria

Fonte: Em Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário