domingo, 25 de janeiro de 2015

GTA AUXILIA SAMU NO TRANSPORTE DE PACIENTE DE CANINDÉ PARA ARACAJU.


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) solicitou à Secretaria de Segurança Pública (SSP) o helicóptero do Grupamento Tático Aéreo (GTA) para atender a uma paciente em Canindé de São Francisco. Jeraci Vieira da Silva, 32, foi diagnosticada com metrorragia e necessitava de transporte imediato para a capital. A ação aconteceu na tarde desta sexta-feira (23).

A paciente precisava ser removida em menor tempo possível, por isso o helicóptero do GTA seguiu para o município com kit instalado, além da médica reguladora e intervencionista Heloísa Lázaro e a enfermeira Gerana Leitão, que acompanharam a paciente. O piloto major da Polícia Militar Luiz César e o co-piloto, o policial civil João Ferreira, conduziram a aeronave.

Para a superintendente do Samu 192 Sergipe, a enfermeira Conceição Mendonça, a ação conjunta entre a SSP e a FHS, através do Serviço, foi de grande valia na dada situação de emergência.

“O objetivo era agilizar o atendimento dessa paciente, que precisava ser removida para um hospital de alta complexidade o quanto antes. Ao entrar em contato responsáveis, conseguimos apoio imediato do GTA, que logo se colocou à disposição da equipe assistencial do Samu”, ressaltou Conceição em agradecimentos.

 A doença metrorragia é caracterizada por um sangramento uterino anormal, acíclico, muitas vezes intenso, representando uma afecção ginecológica. Em decorrência desse quadro, Jeraci Vieira chegou ao Aeroclube de Sergipe com hipotermia e baixa taxa de hemoglobina. “Mesmo nessa situação, a remoção ocorreu sem intercorrência, ou seja, sem evento inesperado. A mesma esteve estabilizada, consciente, estável e verbalizando”, detalhou a médica do Samu, Heloísa Lázaro.

 Precisão

A aeronave do GTA saiu de Aracaju às 16h, chegando ao município de Canindé de São Francisco às 16h45. Juntamente com a equipe assistencial do Samu, piloto e co-piloto pousaram em Aracaju por volta das 18h. Ao chegar, a paciente foi assistida por uma Unidade de Suporte Avançado (USA) do Samu e encaminhada para o Hospital e Maternidade Santa Isabel.

 A ação do GTA, conforme o secretário de Estado da Segurança Pública, em exercício, João Batista, não se restringe à segurança quando o assunto é servir a população. “O Grupamento atua no salvamento de pacientes, caso haja necessidade de deslocamento rápido e orientado por profissionais da saúde. Para isso, se mantém a disposição para salvar vidas, uma vez que se configura como patrimônio do Estado e da população sergipana”, declarou Batista.

Fonte: Ascom FHS

Nenhum comentário:

Postar um comentário