quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

INSTITUTO SOU DA PAZ DIVULGA NOTA DE APOIO AOS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA MORTOS EM RAZÃO DA PROFISSÃO.

Nota do Instituto Sou da Paz em homenagem aos profissionais de segurança pública mortos em razão da profissão


O Instituto Sou da Paz, em seus 15 anos de história, tem como sua missão construir e aperfeiçoar políticas públicas de segurança baseados nos valores da democracia e dos direitos humanos. No entanto, tais valores não coadunam com a triste realidade brasileira, em que infelizmente reconhecemos que profissionais dedicados à Segurança Pública são mortos por razão de sua profissão.

Desta forma, o Sou da Paz se soma às organizações que prestam homenagem a esses profissionais e suas famílias.

Numa democracia como a brasileira, é inadmissível a elevada quantidade de policiais mortos simplesmente por serem policiais. Segundo dados do último Anuário Brasileiro de Segurança Pública, só em 2013, 490 policiais foram mortos. Nos últimos 5 anos a soma é de 1170. 

Ao mesmo tempo em que não podemos deixar de observar que o uso da força, preceito natural da atividade policial, precisa ser revisto no Brasil – cerca de 6 pessoas por dia foram mortas pela polícia em 2013 –, é inadmissível que pessoas continuem a ser vítimas da violência por razão de sua profissão.

O ISDP clama para que as profissões ligadas à segurança pública tenham toda estrutura e apoio necessários para que ao mesmo tempo que tenham capacidade de controlar o uso da força, sejam menos vitimados enquanto policiais. 

A sociedade brasileira tem o dever de contribuir para essa melhora. Caso contrário, seguiremos sendo o país com o inadmissível contingente de policiais mortos em razão de profissão.

Instituto Sou da Paz

São Paulo, 23 de fevereiro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário