segunda-feira, 27 de abril de 2015

CARIOCA É FAVORÁVEL À REDUÇÃO DA MAIORIDADE.

Pesquisa aponta que 88% dos moradores do Rio querem diminuir de 18 para 16 anos a idade penal


Seguindo a tendência nacional, a maioria dos cariocas defende a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Pesquisa realizada pela Unicarioca revela que 88% dos entrevistados apoiam a Proposta de Emenda à Constituição(PEC), atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados.

A pesquisa também revela que 67% dos moradores do Rio não creem mais nas casas de correção para infratores, dos quais 55% acreditam que a privação de liberdade torna os menores “mais revoltados” e mais perigosos.


“Há uma contradição nesses resultados, porque o carioca tem medo, se sente acuado, quer uma solução. A ideia do ‘qualquer coisa é melhor que nada’. E o dado mostra a opinião de que os cariocas não creem na melhora desses jovens se forem presos. O problema da violência, por lógica, se agravaria”, resume Jalme Pereira, coordenador da pesquisa realizada pela Unicarioca.

Para 89% dos cariocas, o crime praticado por menores tende a diminuir se a redução da maioridade penal for aprovada. “Se fosse assim, nós não teríamos violência nunca. A sociedade espera que o menor se sinta intimidado”, afirma Jalme. Foram realizadas 712 entrevistas com 12 questões no Centro do Rio no mês passado.

Segundo o coordenador, a pesquisa se restringiu à região central da cidade pois por ali passam moradores de todas as localidades do município. A análise dos resultados concluiu, por exemplo, que moradores das zonas Norte e Oeste anseiam mais pela redução da idade penal do que os da Zona Sul.

Depois de perguntar objetivamente qual a opinião sobre a proposta que tramita no Congresso, a pesquisa deixou o entrevistado livre para opinar a partir de quantos anos o jovem deve responder criminalmente. Dezesseis anos foi a idade mais lembrada (27%), seguida por 12 anos, defendida por 21% dos ouvidos. Já 18% querem a redução para 14 anos, enquanto outros 15% defendem a passagem de 18 para 15 anos

O levantamento da Unicarioca constatou que para 92% dos cariocas, a violência cometida por menores vem aumentando, e 89% consideram o número de crimes praticados por menores de 18 anos “estatisticamente significante”. Dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça estimam que os menores de 16 a 18 anos são responsáveis por 0,9% do total dos crimes praticados no Brasil.

Pela pesquisa, 53% dos cariocas defendem pena integral para crimes hediondos, como homicídios, estupro e sequestro. Outros 18% são favoráveis à internação em casas de correção, 12% defendem a pena máxima de 30 anos de reclusão e 5% chegam a defender prisão perpétua para os menores. Apenas 5% dos entrevistados apostam no cumprimento de medidas socioeducativas.

Fonte:  Blog do Almança (Leandro Resende)

Nenhum comentário:

Postar um comentário