sábado, 30 de maio de 2015

CRIME: CIOSP 190 RECEBE EM MÉDIA 480 TROTES POR DIA.



De Janeiro a abril deste ano, o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) da Secretaria de Segurança Pública recebeu 57.635 chamadas identificadas como trotes pelos atendentes, uma média de mais de 480 trotes por dia para o serviço de emergência da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

O número alarmante motivou uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública e a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Sergipe (OAB/SE) a criar uma campanha de conscientização para esclarecer as pessoas sobre os perigos de fazer uma chamada falsa para um número de emergência.

De acordo com a secretária da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Ilana Mirella Souza, a ideia surgiu depois que um integrante da comissão precisou dos serviços da polícia, mas demorou a ser atendido devido ao grande número de trotes no CIOSP. “Estamos discutindo ideias e no próximo encontro devemos trazer um plano de ação e trazer mais parceiros para o projeto”.

“A ideia dessa parceria é elaborar uma campanha publicitária para conscientizar jovens, estudantes, adultos, enfim toda a sociedade sobre os perigos de usar desnecessariamente um serviço de emergência. A pessoa precisa entender que outro cidadão pode estar precisando do serviço que foi deslocado para uma ocorrência inexistente, por exemplo”, declarou a superintendente executiva da SSP, Rosenice Figueredo.

O diretor do CIOSP, major Elias Linhares, disse que os atendentes são treinados para identificar um maior número possível de trotes. Linhares citou o exemplo de três telefones com origem em Itaporanga D´Ajuda, Propriá e Riachão do Dantas que foram bloqueados pelo sistema do CIOSP por terem feito mais de 20 ligações falsas nos últimos 10 dias.

“O próprio sistema bloqueia o número e quando a pessoa tenta ligar ouve uma mensagem dizendo que trote é crime. Ocorre que se pessoa realmente estiver precisando do serviço vai ser duplamente prejudicada, pois não será atendida por aquele telefone”, explicou.

A campanha também ganhou adesão da Companhia de Teatro Jovens no Palco, que trabalha o tema trote de forma teatral em escolas públicas e particulares há cerca de dois anos.

Fonte:  SSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário