sexta-feira, 29 de maio de 2015

SSP APRESENTA CRIMINOSOS RESPONSÁVEIS POR 20% DOS HOMICÍDIOS NA GRANDE ARACAJU.


A Secretaria de Segurança Pública, através das Polícias Civil e Militar, apresentou nesta sexta-feira, 29, na Academia de Polícia Civil (Acadepol), o balanço parcial da Operação Concórdia deflagrada nesta quinta-feira com o intuito de cumprir 70 mandados judiciais, sendo 30 mandados de prisão e 40 de busca e apreensão. Até o momento, 27 integrantes de facções rivais foram presos e um foragido da Justiça identificado como José Carlos Lima dos Santos, vulgo “Morrendo, faleceu após reagir a incursão policial.

Também houve a apreensão de um adolescente apontado como autor do homicídio de um filho de um policial militar. O crime ocorreu há cerca de três meses e o menor levou os policiais até o local onde teria enterrado o corpo. Além disso, foi apreendido cinco revólveres calibre 38, uma pistola ponto 40, uma espingarda com luneta, uma arma de fabricação caseira e dezenas de munições.

De acordo com o diretor do Complexo de Operações Policiais Especiais (COPE), Jonathas Evangelista, as prisões foram efetuadas no bairro Santa Maria, em Aracaju, e em São Cristóvão e o adolescente foi apreendido em Capela. “As investigações duraram mais de 120 dias. Conseguimos levantar que o que ocorria no Santa Maria era uma verdadeira guerra de facções criminosas disputando o tráfico de drogas e, por conta disso, elevando as taxas de homicídios da Grande Aracaju”, explicou. 

Segundo análises da SSP, cerca de 20% dos homicídios registrados na região metropolitana estavam ocorrendo naquela área. “Precisamos parabenizar a forma moderna e cirúrgica que a polícia atuou nesse caso. É necessário parabenizar todos os policiais militares e civis e eu tenho certeza que com essas prisões serão elucidados diversos outros crimes. Isso certamente fará reduzir a violência naquela região”, disse o secretário de Segurança Pública, Mendonça Prado.

Mendonça ressaltou que a polícia dará continuidade ao trabalho de saturamento na região a fim de evitar ações de novos sucessores. O comandante geral da Polícia Militar, coronel Maurício Iunes, destacou, ainda, que faltam outras pessoas serem presas e pediu a colaboração da comunidade no sentido denunciar os traficantes. Iunes também explicou as circunstâncias em que um sargento foi preso pela operação.

“Ele foi encontrado com munições que não tinham o devido controle da Corporação. As investigações estão sendo realizadas e se houver um vínculo dele com estas facções a Corporação não permitirá”, explicou. O comandante explicou que há alguns meses o policial fez uma abordagem fora dos padrões contra um casal nas proximidades de um hospital particular no bairro São José. Na oportunidade, o policial sacou uma arma contra o motorista do veículo. O sargento encontra-se preso no Presídio Militar.

O delegado do COPE, Fábio Pereira, disse que as duas facções dominavam a área e tinham o intuito de comandar o espaço do rival. Um dos líderes da quadrilha foi identificado como Adriano Gonzaga, conhecido como ´Adriano Mago´, e é suspeito de vários homicídios e no passado também foi preso por tráfico de drogas com cerca de 300 quilos de maconha e 12 de cocaína. “Ele continua foragido, mas pedimos a população que o denuncie por meio do Disque-Denúncia 181”. O braço direito de Adriano foi preso nesta quinta-feira. Trata-se de Anderson Neres Santos, ´Neguinho´ ou ´Satanás´.

Para o delegado-geral, Everton Santos, a operação foi um sucesso dos setores inteligência e operacional das polícias. “Esperamos que a partir dessas prisões possamos desvendar mais de 50 crimes, desde tráfico de drogas, homicídios, latrocínios, roubo de veículos e formação de quadrilhas. Devemos desencadear outras operações porque se trata de uma área conflitiva e vamos buscar levar a paz para aquela comunidade. Não conseguimos deter todos, mas temos uma preocupação muito grande porque quando se trata de tráfico de drogas, a prisão de um dos líderes leva a ser substituído por outro. Em virtude disso, vamos reforçar o policiamento no local”, disse.

As operações vão continuar e na madrugada desta sexta-feira, 29, o Batalhão de Choque já apreendeu novas armas de fogo na região. A operação concórdia contou com mais de 300 policiais de diversas unidades das Polícias Militar (CPMC), como COE, Radiopatrulha, Choque, GETAM, Cavalaria, 1ª Companhia e 4ª Cia do 1º BPM; e da Polícia Civil, como COPCAL, COPCI, GERB, DHPP e DENARC, Canil do Corpo de Bombeiros e o Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Secretaria de Segurança Pública participaram da operação. Nesta sexta-feira será concedida uma coletiva à imprensa para esclarecimentos sobre os primeiros resultados da primeira fase da operação.

O secretário Mendonça Prado frisou que os investimentos do Governo de Sergipe estão dando uma resposta efetiva aos sergipanos. “O governo está promovendo concurso para agentes e escrivães da Polícia Civil, concurso para a PM, inclusive estamos formando mais 300 PMs. Estamos nesse ano de 2015 num processo de transição, de reestruturação para ingressarmos no ano de 2016 como uma nova política de segurança”.

Fonte:  SSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário