quinta-feira, 30 de julho de 2015

ESTADO PODE PARCELAR SALÁRIO DO SERVIDOR O RESTO DO ANO.

Governador busca resolver o problema junto ao Governo Federal


O governador Jackson Barreto (PMDB), ao comentar a medida administrativa de parcelar os salários dos servidores do Estado, neste mês de julho, mostrou-se preocupado, mas não assegurou que a situação seja diferente nos próximos meses. O governador enfatizou a difícil situação econômica pela qual Sergipe e outros estados brasileiros enfrentam neste momento, obrigando aos seus gestores sacrificarem na própria carne. Jackson prometeu uma reunião com a presidente Dilma Rousseff (PT) e governadores de Estados em busca de soluções, mas acredita que, somente no próximo ano, o problema seja resolvido de forma definitiva.      

“Está muito apertado. Muito difícil. Isso tem nos deixado muito preocupado, angustiado porque não era a situação que eu desejava, mas, infelizmente, isso acontece com a maioria dos Estados brasileiros. Não justifica acontecer no nosso Estado, mas as contas estão apertadas. Estamos vivendo um momento de grande dificuldade. A máquina está funcionando com o custeio de 2010. Mesmo com o respeito ao dinheiro público, cortar o custeio para que os recursos possam ser aplicados no pagamento dos servidores a situação é difícil”, disse.

Jackson observou que olhando o cenário nacional não é possível enxergar uma solução a curto prazo. “Eu acho que a situação nacional não é uma situação que aponte para uma definição positiva tão rápida. Nós desejamos. Esperamos que pelo menos termine o ano a gente com condições de pagar, mesmo nesta situação (de forma parcelada), os servidores, e que tenhamos, no próximo ano, um ano mais feliz e tranquilo”, aposta.         

O governador destacou ainda uma reunião que governadores de Estados terão, em Brasília, com o Governo Federal em busca de soluções para a crise econômica. “Teremos reunião com a presidente nesta quinta-feira e vamos discutir quais são as propostas do governo do ponto de vista do pacto federativo, quais as notícias que ela vai nos passar nessa reunião”, disse Jackson.     

Segundo Jackson Barreto, o grande problema que os governadores precisam resolver junto ao Governo Federal diz respeito à Previdência. “Para mim é a questão principal. Se os Estados conseguem resolver o problema da Previdência, conseguem resolver os problemas da folha de pagamento dos seus servidores. Temos muitos problemas e questões para serem discutidos com a presidente, mas acho que o foco principal será a previdência social”, disse o governador, salientando ainda a questão do repasse de verbas do Governo Federal para os Estaduais.     

Reportagem Alex Carvalho (Ilha FM)

Fonte:  F5 News (Joedson Telles)

Nenhum comentário:

Postar um comentário