quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

A CRISE É DE VAIDADES.


A segurança em Sergipe está em crise, provocada exatamente por aqueles que estão no topo do seu comando. O secretário de Segurança, Mendonça Prado, e o comandante da Polícia Militar, coronel Maurício Iunes, simplesmente não se toleram. É uma briga insana, que leva a segurança a crises lamentáveis de autoridade e vaidade. Quem sofre com essa briga entre os dois principais responsáveis em manter a ordem e combater a violência?

Resposta fácil: a sociedade. O lucro vai para a bandidagem que sabe dos desacertos da cúpula que deveria impedi-los de atuar assaltando e matando inocentes.

O governador Jackson Barreto recebeu ontem o coronel Iunes. Conversaram por mais de uma hora. O que trataram não vazou para a imprensa, mas pessoas ligadas a JB admitiram que não é fácil exonerar um comandante da Polícia Militar, em razão de encontrar nomes, questão da idade e uma série de cuidados necessários para que a crise não e prolongue. O problema maior é indicar secretário e comandante que tenham consciência da necessidade de trabalharem unidos para por a segurança em ordem.

Aliados de bom acesso ao governador acham que JB deve resolver tudo com prudência, em razão de se tratar de uma área que não pode se dividir, embora se tenha absoluta certeza de que existem “panelinhas”, principalmente na Polícia Civil. Tanto que Jackson já chegou à conclusão que nomear um delegado para o cargo de secretário não serve, porque depois que deixa a função se volta contra o novo titular.

Uma fonte do Governo lembrou que, quando foi nomeado, Mendonça Prado tinha quase a unanimidade dos que fazem a Segurança, principalmente dos militares, em razão do seu trabalho na Câmara Federal em favor da classe. Como perdeu tempo para mostrar serviço, está em dificuldade com o comando da PM, que se imagina acima da ordem e da lei: “Iunes tem que entender que há hierarquia na Secretaria de Segurança e que o titular da Pasta é o chefe maior”.

O caso da GTA, em que Mendonça deu uma ordem e Iunes a desfez feriu gravemente a hierarquia, que sempre foi respeitada na Segurança Pública.

A situação precisa ser tratada com muito cuidado, mesmo tendo consciência de que Mendonça Prado e coronel Iunes já não se suportam e perderam espaço. Uma das opções é demitir os dois. E isso não é fácil porque deixa má impressão em relação ao Governo. Mas alguma medida urgente tem que ser adotada, porque a polícia não pode ter essa distorção no seu comando.

É provável que até o carnaval o imbróglio seja desfeito, porque divergências policiais internas assustam a sociedade. É que os próprios soldados e agentes não sabem a quem obedecer e cruzam os braços. Jackson fará mudanças no secretariado e o nome do ex-senador Almeida Lima surge como uma proposta para o setor. Almeida é um bom gestor e sabe o nível do cargo que ocupa. Com ele, qualquer que seja o comandante da PM estará subordinado ao projeto que implantar para a segurança Estado.

MUDANÇAS

O governador Jackson Barreto (PMDB) fará mudanças profundas no secretariado, durante a reunião que terá com toda a equipe logo após o carnaval.

Uma coisa já está certa: Almeida Lima assume pasta no primeiro escalão.

COMENTÁRIOS

Ontem, diante de tantos comentários sobre mudanças na Segurança Pública, surgiram nomes de coronéis que podem substituir Maurício Iunes e Mendonça Prado.

Um desses nomes é o de Almeida Lima para a SSP.

VERANEIO

Antes do comandante da PM, coronel Iunes, conversar com Jackson Barreto, que esteve no Palácio de Veraneio foi o coronel Júlio César.

Saiu de lá para uma conversa demorada com pessoa de confiança do governador.

CORONÉIS

Vários coronéis estão sendo citados para substituir Iunes no Comando da PM, entre eles o coronel Luís, que é o mais novo do Conselho.

Se Luís assumisse, sete coronéis teriam que ir para a reserva. Daí...

COM IUNES

Jackson Barreto recebeu ontem o comandante da PM, Maurício Iunes, por mais de uma hora. Não vazou absolutamente nada do que fora conversado para a coluna.

O governador passou a tratar do assunto no mais absoluto silêncio.

RETORNOU

Coronel Iunes retornou para o quartel da Polícia Militar, mas também não tratou com ninguém sobre o encontro que manteve com o governador.

O certo é que alguma decisão será tomada.

COMENTOU-SE

O que se comentou ontem, após a saída de Iunes, é que Jackson também terá encontro com o secretário Mendonça Prado para depois tomar a decisão.

Já sabe juntar Iunes e Mendonça dá curto-circuito na Segurança.

Fonte:  Coluna Plenário do jornalista Diógenes Brayner

Nenhum comentário:

Postar um comentário