quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

SINDICATO QUER DESMILITARIZAR A GUARDA MUNICIPAL.

Sindicalistas fazem manifestação no Parque da Sementeira

Guardas se reunindo para manifestação

O Sindicato dos Guardas Municipais de Aracaju (Sigma) realizou uma manifestação na manhã desta quinta-feira, 28, no Parque da Sementeira, na tentativa de sensibilizar o prefeito João Alves Filho (DEM) para discutir os problemas denunciados pela categoria. Um dos pontos da pauta, conforme o presidente do sindicato, Ricardo Silva, está diretamente vinculado ao cumprimento da Lei 13.022/2014, que estabelece a atribuição dos guardas municipais em território nacional.

Esta lei, de acordo com o sindicalista, prevê a desmilitarização da Guarda Municipal (GMA) e estabelece que o comando da instituição seja escolhido entre os guardas municipais concursados, bem diferente do conceito de gestão da Prefeitura de Aracaju que tem como coordenador um oficial da Polícia Militar. A adequação à lei federal deve ser feita até o mês de agosto deste ano, segundo alerta os diretores do Sigma.

Os diretores sindicato também denuncia a falta de segurança nos postos fixos e ausência de local específico em postos de saúde e nas escolas onde há a presença efetiva da Guarda Municipal. “Somos jogados em qualquer lugar. Não temos estrutura adequada, a situação é crítica”, reage o presidente do sindicato.

O diretor de assuntos jurídicos do sindicato, Silva Júnior, também destaca a defasagem salarial em torno de 12% acumulada nos últimos quatro anos e nas promoções verticais e lineares que estariam em atraso há sete anos. “Queremos que o prefeito receba o sindicato para discutir todas estas questões”, diz Silva Júnior. “O diálogo com a Secretaria de Defesa Social existe, mas a solução não chega, precisamos começar logo a transição”, diz o presidente Ricardo Silva.

O Portal Infonet tentou ouvir a Prefeitura de Aracaju, mas não obteve êxito. A equipe da Secretaria Municipal de Comunicação se comprometeu a enviar uma resposta, mas até o momento não se manifestou. O Portal Infonet permanece à disposição. Informações podem ser enviadas por e-mail jornalismo@infonet.com.br ou por telefone (79) 2106 – 8000.

Fonte:  Infonet (Cássia Santana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário