terça-feira, 27 de setembro de 2016

MILITARES DENUNCIAM AUSÊNCIA DE ATESTADO DE SEGURANÇA EM PRÉDIOS DE SERGIPE.


O Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), o Teatro Tobias Barreto e o Aeroporto Santa Maria, em Aracaju, estariam sem o atestado de prevenção e combate a incêndio regularizado. A denúncia foi feita em um blog Espaço Militar e também divulgada pela Associação dos Militares do Estado de Sergipe (Amese).

Na denúncia, os militares afirmam que tiveram acesso a documentos que comprovam que o aeroporto da capital, através de análise do Projeto da Infraero, encontra-se sem o devido atestado de regularidade em dia. Da mesma forma, encontram-se com pendências não resolvidas o Huse e o Teatro Tobias Barreto, frequentados por milhares de pessoas.

O atestado, emitido pelo Corpo de Bombeiros Militares de Sergipe (CBMSE), garante o sistema de prevenção e combate a incêndio em edificações, uma exigência para o bom funcionamento e segurança dos estabelecimentos.

"Os documentos podem ser acessados no site do CBMSE, no setor da Diretoria de Atividades Técnicas, que é responsável por todo sistema preventivo e liberação de edificações para funcionamento do Estado. As imagens dos documentos disponíveis no site provam a veracidade das pendências, que vão desde o acesso à entrada e saída de viaturas de emergência, a equipamentos de incêndio no aeroporto. A verdade é que sem a regularização pelo CBMSE uma tragédia pode acontecer a qualquer momento em tais locais”, afirma o blog.

F5 News procurou a assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe. A assessoria, através de Miguel Pereira, informou que apenas o Comando pode prestar esclarecimentos sobre o assunto. Foi adiantado apenas que os projetos das edificações estão em análise e já foram feitas especificações e ajustes. Há vários dias o portal tenta resposta retornando as ligações para tentar falar com o comandante, mas sem êxito.

Já a Infraero afirma que encaminhou ao Corpo de Bombeiros o projeto de cadastro das instalações de combate a incêndio dos terminais e hangar, visando à obtenção do atestado de regularidade. O CBMSE pontuou a necessidade de ajustes nestes projetos baseado nas normas técnicas vigentes. “Dessa forma, a Infraero trabalha prioritariamente no atendimento desta demanda a fim de sanar toda e qualquer pendência”, afirmou a assessoria.

A assessoria destaca que, apesar de estar em processo de obtenção do atestado de regularidade, o Aeroporto Santa Maria não está desguarnecido na eventualidade de um incêndio. “Além de ter à disposição, 24h/dia, uma Seção Contra Incêndio dentro do sítio aeroportuário, os terminais contam com sistema de hidrantes e extintores aferidos regularmente”, conclui.

Segundo a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), a informação sobre o Teatro Tobias Barreto não procede. A assessoria afirma que houve uma reunião no dia 21 de setembro, na qual o secretário Irineu Fontes, esteve no quartel central com toda a equipe dos arquitetos da secretaria e os responsáveis pelo teatro, onde foram discutidas as novas normas de adequações do sistema de segurança e combate a incêndio com o comandante geral, coronel Reginaldo Dória de Freitas.

O Corpo de Bombeiros já havia pedido adequações a serem aplicadas aos teatros Tobias Barreto, Atheneu e Lourival Batista, como novos extintores, novas placas e marcas de sinalização e alarme de incêndio. A assessoria afirma que já foi dado andamento às  mudanças, sendo que os extintores já foram colocados, faltando finalizar apenas a colocação de sinalização e alteração no alarme.

“Os projetos, tanto do Atheneu quanto do Tobias Barreto, estão aprovados, inclusive o coronel deu um prazo maior para as regularizações que ainda estavam pendentes. Muitas das adequações já foram realizadas; outras estão em processo de licitação. Pode ter sido que eles (militares) viram o documento antes da reunião. Os projetos já foram aprovados, somente no Lourival estão sendo feitas algumas alterações solicitadas”, afirma a assessoria.

A partir dos laudos já realizados, independentemente das novas reformas, o coronel garantiu que os teatros continuam em condições totais de segurança para estarem funcionando, segundo contou o secretário na reunião.

F5 News tentou contato ainda com a assessoria do Huse, mas não obteve êxito.

Fonte:  F5 News (Fernanda Araújo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário