segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

PORTAS ESCANCARADAS: DAS PENITENCIÁRIAS DE SERGIPE SÓ NÃO FOGE QUEM NÃO QUER ...


Das penitenciárias de Sergipe só não foge quem não quer. Semanalmente, dezenas de perigosos criminosos escapam dos inseguros presídios pulando os muros sem vigilância ou simplesmente vão embora pela porta da frente. O último caso ocorreu no complexo penitenciário localizado na periferia de Aracaju, onde o bandido Zé do Pantanal foi “solto” por engano e escadefeu-se. Com dificuldades para explicar as rotineiras fugas, o governo culpa os agentes penitenciários, enquanto estes se defendem acusando o Executivo de não oferecer as condições necessárias para impedir a debandada de detentos. Vítima desse vergonhoso disse me disse, o cidadão paga o pato, pois é o principal alvo dos criminosos que retornam às ruas para delinquir novamente. Até parece que as constantes e inexplicáveis fugas fazem parte de uma estratégia oficial visando reduzir a superlotação dos presídios sergipanos. Ora, como não acreditar nisso, se as guaritas de segurança permaneçam abandonadas e não se eletrifica as cercas de arames cortantes expostas sobre os muros das penitenciárias? Pior é que, quando questionado sobre isso, o governo responde com um silêncio sepulcral. Oh Deus do Céu!

Fonte:  Blog do jornalista Adiberto de Souza

2 comentários:

  1. Bom dia leitores, bom dia comentarista, é com satisfação que venho expor o que de fato acontece no nosso sistema prisional, da ótica de um Agente penitenciário penalista, com especialização nessa área além de ser Doutorando em Direito com ênfase em mediação pela UNMDP - AR, estudioso do direito administrativo e ativista em direitos humanos.
    Senhores de fato a segurança é precária, consequência da falta de uma política pública de gestão prisional eficiente, porque conforme muito bem foi dito as guaritas estão desativadas e as cercas não estão eletrificadas, mais não para por aí, a superpopulação carcerário, o baixo efetivo e a falta de habilidade dos gestores que aí estão, sem dúvida nenhuma são determinantes para precarização do sistema, melhor dizendo para o sucateamento da maquina que agoniza, porém não tem nada perdido.
    Essa história de que não foge quem não quer é absurda e descabida, não foge quem não consegue, não foge que não tem sorte, não foge quem não consegue burlar a precária cadeia de segurança montada pelos próprios agentes que não é mais eficiente por conta da falta de condição que os gestores de forma culposa, apenas, quero crer, nos negam. Por dia evitamos fugas em todo o sistema pois as incursões nesse sentido são constantes, todo preso, pelo menos a maioria, quer fugir e apesar de todas as adversidades nós Agentes penitenciários, guardas prisionais de qualquer das três classe e até os servidores não enquadrados, e por essa salada de nomenclaturas você leitor e o caro comentarista entende quão complexa e penosa é a situação à que estamos expostos mais que graças a Deus a válvula de contenção do sistema que somos nós, dentro da possibilidade ainda conseguimos evitar, impedir, pois: NAO FOGE QUEM NAO QUER NAO, NAO FOGE QUEM DA O AZAR DE SE DEPARAR COM UM AGENTE COMPETENTE, QUE SÃO MUITOS, A MAIORIA ESMAGADORA OUSO DIZER, COM UMA EQUIPE AGUERRIDA ONDE HOJE TRÊS AGENTES CONSEGUEM CUSTODEAR MAIS DE 500 DETENTOS, ALGO HUMANAMENTE IMPOSSÍVEL, E AÍ AS TENTATIVAS DE FUGA, BEM SUCEDIDAS, PELO FATO DA TERCEIRA LINHA DE CONTENCAO QUE SAO AS GUARITAS ESTAREM DESATIVADAS: SERIA COMICO SE NÃO FOSSE TRÁGICO.
    Mas é isso leitores, não estamos aqui para nos defender, até porque CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS, mais simplesmente para esclarecer à opinião pública e aos amigos militares que não iremos desistir do sistema, que diariamente frustramos vários planos de fuga e até tentativas, que estamos aguardando que o governo tenha a sensibilidade de realizar concurso público e de uma vez por todas chamar a responsabilidade e extirpar do sistema algumas práticas que estão inviabilizando o sistema e aqui vou citar a terceirização, que já se mostrou ILEGAL, HONEROSA E INEFICIENTE.
    Por último e não menos importante quero deixar bem claro que a categoria está preparada e apta para contribuir na equacionalizacao dos problemas do sistema e com o mérito de realmente falar com conhecimento de causa o que sem duvita tem tudo pra otimizar a execução penal no nosso estado e no Brasil.
    Estamos a disposição para esclarecer em relação a qualquer tema pertinente à execução penal, em relação ao sistema, ministramos palestras, seminários e escrevemos a respeito do assunto, estamos a disposição para esclarecer qualquer ponto que eventualmente tenha ficado obscuro.

    Iran A Silva
    Servidor Publico
    Doutorando em Direito
    Ativista em Direitos Humanos
    Especialista em Penal e Proc. Penal

    ResponderExcluir
  2. Bom dia a todos! primeiro fico triste, pois em nenhum momento vejo nessa postagem o blog ser solidário as causas do servidores do sistema penitenciário sergipano! divulgado quase que diariamente aos longos últimos 9 anos, alertando a sociedade do SUCATEAMENTO proposital do governo, em favorecimento da TERCEIRIZAÇÃO, comandada pela REVIVER. Há 15 anos houve o único concurso da categoria, que diante dos milhões que são gastos com a TERCEIRIZADA, alguém IMPEDE nosso concurso. Hoje a população carcerária triplicou, enquanto a categoria caiu pela metade o número de agentes. De forma covarde, o governo também não paga os EPIS individuais (colete, pistola e algemas) mínimo. Apesar de todo isso, diariamente combatemos e evitamos fugas, só que diante de estruturas fragilizadas, baixo efetivo e falta de equipamento de suporte, não temos fazer mágica. E infelizmente as fugas continuarão a existirem. Já pensou três profissionais terem que manter a ordem num pavilhão com 500 presos? tem que rezar e pedir muito a Deus, para voltar vivo para casa, depois dum plantão. Poderia escrever muito mais, só que nem todos iriam ler, então deixou só essa síntese. Os Agentes Prisionais se encaixam naquele bordão: falar de mim é fácil,o difícil é ser Eu.

    ResponderExcluir