terça-feira, 31 de janeiro de 2017

CIATUR DA PMPE TROCA COMANDANTE APÓS DENÚNCIA DE ESCOLTA EM CASAMENTO.

Major determinou deslocamento de guarnição para segurança do evento


Após determinar que uma guarnição da Polícia Militar (PM) fizesse a segurança de um casamento no último sábado (28), como divulgado com exclusividade pela Folha de Pernambuco no domingo (29), o comandante da Companhia Independente de Apoio ao Turista (Ciatur), o major Alano José César de Araújo, foi substituído. A portaria formalizando a troca será publicada nesta terça-feira (31).

No lugar do major Alano, assume o também major Giovani Augusto Gomes do Nascimento, que tem 24 anos de Polícia Militar e já atuou na Radiopatrulha e em batalhões. Há 2 anos e meio, prestava serviço como assessor do gabinete do secretário executivo de Defesa Social. 

O Comando-Geral da PM afirmou que instaurou sindicância para apurar a conduta do major Alano, por ter designado policiamento específico para um casamento ocorrido no último sábado, no Sítio Histórico de Olinda. "Isso porque a missão da corporação é atuar em favor da segurança pública, atendendo à população de Pernambuco como um todo, jamais em benefício de interesses particulares", afirma a PM, em nota.

O caso

Em meio à falta de policiamento em Pernambuco, o comandante Alano José César de Araújo determinou o emprego de uma guarnição e de militares para reforçar a segurança do casamento de um casal de médicos realizado no último sábado (28), no Mosteiro de São Bento, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. O documento foi formalizado no último dia 17.

Na ordem de serviço, a missão de uma guarnição e de dois policiais designados foi de "reforçar o policiamento no local do evento, visando oferecer condições de segurança aos presentes". A missão dos militares também foi de "inibir a prática de crimes e atos infracionais, adotando uma postura proativa, condizente à preservação de boa imagem da corporação".

Para o casamento, os militares que realizaram o reforço acompanharam o deslocamento da noiva de uma pousada, na rua do Amparo, até o Mosteiro de São Bento. Os locais ficam a 1 quilômetro de distância. Os policiais foram orientados a realizar o reforço do início do casamento, às 19h30, até o término do enlace matrimonial. 

O comandante ressaltou que seria realizado "remanejamentos in loco, caso fosse necessário". Ainda no documento, foi prescrito que o "efetivo escalado deverá primar sempre pela postura e trato com os cidadãos, em respeito aos direitos humanos, à legalidade e à cidadania". 

Fonte:  Folha PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário