sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

BAIXO EFETIVO NO CORPO DE BOMBEIROS É DISCUTIDO NO MPE. PREOCUPAÇÃO FOI LEVADA AO MINISTÉRIO PÚBLICO PELA AMESE.

Audiência no MPE foi motivada por denúncia da Amese (Fotos: Portal Infonet)

O baixo efetivo no Corpo de Bombeiros Militares de Sergipe (CBM/SE) foi tema de uma audiência realizada no Ministério Público Estadual (MPE) nesta sexta-feira, 24. Na oportunidade, o MPE deu um prazo de dez dias úteis para que o comando do CBM/SE apresente o número de ocorrências do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). O objetivo é analisar a necessidade de convocação de um concurso público para o preenchimento do quadro de efetivos da instituição.

“Após isso, vamos notificar o Estado e realizar uma audiência mais ampla para que possamos sentar todos à mesa e tentarmos viabilizar a realização do concurso público”, informa a promotora de Justiça dos Direitos do Consumidor, Euza Missano.

O advogado da Associação dos Militares do Estado de Sergipe (Amese), Márlio Damasceno, informa que de acordo com o fixado numa lei estadual, o CBMSE deveria ter 1.194 bombeiros para atender a todo Sergipe. “Mas, essa lei estadual já está defasada porque a ONU preconiza que deve ter um bombeiro para cada mil habitantes, ou seja, em Sergipe deveria ter pelo menos 2.200 bombeiros militares”, explica.

No entanto, na corporação só existem 563 militares. Um número considerado muito abaixo, segundo o advogado da Amese. “Porque desses ainda tiramos 30 que estão na banda de música, pois eles não vão para o serviço operacional, e mais 33 que estão afastados por problemas de saúde. Isso fora os bombeiros que estão cedidos a outros órgãos”, explica.

Com essa baixa, o CBMSE tem em torno de 350 bombeiros militares para atender a todo estado de Sergipe. E por dia, o CBMSE conta com cerca de 65 homens e mulheres na prestação dos serviço. “Um número baixíssimo”, afirma Márlio Damasceno. 

Fonte:  Infonet (Moema Lopes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário