quarta-feira, 29 de março de 2017

ELEITOR ASSISTE OMISSO O FIM DO VOTO LIVRE.

Escândalo


Artigo 1º, parágrafo único da Constituição do Brasil: “Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.”

Não é o que pensa muitos congressistas que tentam neste momento aprovar a lista fechada na reforma eleitoral. É o modo que encontraram para que os políticos envolvidos na Operação Lava Jato não precisem fazer campanhas. Pela lista fechada os caciques dos partidos definem uma lista e ponto final. Não adianta ser o mais votado e ter o nome lá embaixo na lista.

Em entrevista ao jornal Estado de São Paulo na segunda-feira, 27, o ex-ministro do STF, o sergipano Carlos Ayres Britto foi claro ao dizer que a lista fechada fere o artigo 1º da Constituição.

Para Ayres Britto, o modelo vai fortalecer o “caciquismo”, isto é, vai dar mais poder aos dirigentes das legendas, que seriam os responsáveis por definir quais nomes encabeçariam a lista e, portanto, teriam mais chances de ser eleitos.

“O voto em lista fechada, além de reforçar o caciquismo partidário brasileiro, que é um dos nossos pontos de fragilidade estrutural, é inconstitucional. Para mim, quando a Constituição diz que o voto é direto, secreto e universal, ela diz que o voto é no candidato, não no partido”, entende Britto.

Qual o motivo para mudar o atual modelo? Quem recebe mais votos será o eleito. Simples, bem simples, mas a maioria da classe política manchada pela Lava Jato quer ficar longe do eleitor. E a maneira encontrada é não pedir voto cara a cara. Um escândalo!

O pior de tudo: o eleitor assiste omisso o fim do voto livre. E parte da mídia é responsável por este silêncio.

Fonte:  Blog do jornalista Cláudio Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário