domingo, 23 de abril de 2017

GOVERNO DO ESTADO VAI PROMOVER 1.267 POLICIAIS MILITAR NESTA SEGUNDA, DIA 24.


O Governo do Estado promoverá 1.267 homens e mulheres da Polícia Militar (PM/SE), entre praças e oficiais nesta segunda-feira, 24. O evento será realizado no ginásio Constâncio Vieira e representa um marco histórico para corporação, pois será a primeira vez que a mudança de patente ocorre em função da Progressão por Tempo de Serviço (PTS) - instituída recentemente por legislação sancionada pelo governador Jackson Barreto.

Em depoimento dado durante a entrega do Cisp de Lourdes, Jackson ressaltou que a medida é uma demonstração de que o governo tem como prioridade a qualidade de vida desses profissionais. “Quem já viu na história de Sergipe mais de 1.200 policiais militares sendo promovidos em um dia só? Isso é o governo que reconhece o papel da Polícia Militar. Faço isso com dificuldades, pois sei que promoção significa dizer que vou ter que colocar mais recursos para garantir o pagamento de pessoal e a situação não está fácil. Mas sei que a promoção é um reconhecimento ao trabalho desses homens e mulheres, de valorização destes profissionais. É dessa forma que a gente administra o Estado, colocando na ordem do dia o ser humano no primeiro plano”, enfatizou.

Para o comandante geral da PMSE, Marcony Cabral, o esforço descrito pelo governador é reconhecido pela corporação. “O governo de Jackson Barreto foi primordial, fundamental e decisivo, para essas conquistas, não tenho dúvida nenhuma. Porque foi o governador que sentou à mesa, ouviu o pleito e, apesar da extrema dificuldade que o Estado passa, ele atendeu, com muito sacrifício e esforço. O reflexo será uma prestação cada vez melhor do serviço da Polícia Militar à sociedade. Nesse momento histórico, teremos oficiais e praças, sentados, num mesmo ambiente sendo todos promovidos e valorizados. Isso, inclusive, aglutina a corporação, porque não teremos divisão de oficiais, praças, ou qualquer outra. Todos nós estaremos comemorando essa promoção que é inédita no Brasil”, revelou.

Ainda segundo o comandante, o sentimento de gratidão estará presente em cada um dos praças e oficiais durante a solenidade. “Particularmente, eu posso dizer que estou muito feliz, porque isso é um sonho que eu nutria desde o início da minha carreira, de poder estender uma situação como essa a todos os postos de graduação da PM. Graças à sensibilidade e o entendimento do governador Jackson Barreto, nós teremos um momento histórico na segunda-feira. Com a implementação da primeira PTS implementada na Polícia Militar, nós estaremos corrigindo um equívoco histórico de policiais que, por vários anos, não tiveram nenhuma expectativa de ascensão. Na segunda-feira, nós teremos aproximadamente 1.300 policiais sendo atendidos por essa progressão, o que faz desse um marco na história da corporação. O militar se sente muito motivado num momento desse, porque isso é um reconhecimento da carreira, um reconhecimento do Governo do Estado ao ser humano e isso é muito importante. O ser humano, o servidor que é quem representa o Estado nas ações. Temos que agradecer a Deus pelo governador Jackson Barreto estar no comando do estado nesse momento, porque ele teve a sensibilidade de atender a esse pleito”, reforçou.

O evento marca a promoção de 44 oficiais e 1.223 praças da PMSE. Vale frisar que, do montante promovido nesta solenidade, apenas 20 oficiais não estão ascendendo por meio da PTS, sendo elevados por força do sistema tradicional de promoção.

Agradecimentos

A soldado Dulciana Rezende, que passará à patente de cabo, afirma que a conquista configura um grande ajuste na carreira de centenas de profissionais. "É um momento ímpar na vida de um militar, principalmente na turma, que prestou concurso comigo. Nós estávamos com a carreira congelada e não tínhamos perspectiva de promoção. Com a aprovação a Lei, nós começamos a enxergar uma luz no fim do túnel. Então essa sanção foi muito importante porque vai nos possibilitar avançar na carreira”, constatou.

Realidade que o cabo Alex de Sousa Farias, futuro 3º sargento, compartilha e reafirma. "É uma coisa que a gente vem buscando há muito tempo e que chegou, depois de 25 anos de carreira. Caso não houvesse a nova Lei, eu não teria expectativa nenhuma de promoção, e Jackson desempenhou um papel fundamental na implementação dela. Por isso, todos nós e nossas famílias ficamos tão felizes”.

Para Heliomarto Rezende, que será promovido de sargento a sub-tenente, a Lei de Progressão traz esperança aos PMs. “Sinto-me agradecido por estar mudando de patente por uma lei que o governador sancionou, pois eu ia demorar muito para chegar onde estou chegando. As perspectivas eram muito remotas. Agora, vou poder chegar seguramente ao último posto, o que seria praticamente impossível sem essa Lei. Através dela, o governador nos ajuda duplamente, tanto pelo aumento da remuneração, quanto pela progressão de nossas carreiras”, considerou.

Melhorias

Em dezembro de 2016, Jackson também sancionou a Lei de Subsídios aos Militares da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. A ação foi possível, pois em 29 de setembro, o governador assinou Mensagens e Projetos de Lei sobre progressão automática na carreira e subsídios, a fim de consolidar direitos adquiridos pelos agentes.

A Gratificação de Atividade em Eventos (Grae) foi transformada em Retribuição Financeira Transitória pelo Exercício de Atividade Extraordinária (Retae) em 2017, permitindo que cabos e soldados recebam valor duas vezes e meia maior que o anterior. Passa a haver auxílio uniforme anual no valor de R$ 1.700, que beneficiará todos os oficiais e praças da PMSE/BMSE. Com as medidas, o policial militar passar a ter subsídio como forma de remuneração, desaparecendo a possibilidade de perdas na sua aposentadoria de algum recurso.

Fonet:  ASN

Nenhum comentário:

Postar um comentário