sexta-feira, 29 de setembro de 2017

ESTUDANTES DE ARACAJU SÃO DESTAQUE EM SANTA CATARINA, DENTRE ELES O FILHO DO SARGENTO PM SAINT-CLAIR.


Desde segunda-feira, 25, estudantes de Aracaju estão em Santa Catarina apresentando a Feira de Ciências Itinerante. A comitiva desse projeto voluntário é composta por 74 alunos de seis escolas e 11 professores da rede particular de ensino da capital. As exposições foram realizadas em colégios de rede pública de Santa Catarina, como a Mansueto Trés, e nas escolas Aníbal César e José Medeiros Vieira, todas na cidade de Itajaí. Os alunos têm sido destaque na imprensa de Santa Catarina desde que chegaram à cidade.

Segundo o coordenador do projeto, o professor Heli Lucas Santos, a iniciativa existe desde 2013 e consiste na apresentação de trabalhos nas áreas de robótica e dispositivos eletrônicos em geral. “O nosso objetivo é fomentar o interesse pela ciência e tecnologia”, comenta. Entre os projetos desenvolvidos pelos alunos, muita inovação: robô seguidor de linha, alarme a laser; mão robótica; robô controlado por controle de voz e robô arduino controlado por aplicativo, entre muitos outros.

Diante de tantos talentos revelados a partir da feira, o reconhecimento do trabalho se deu após um ano de atividades. “Em 2014 recebemos o reconhecimento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e apresentamos a feira em Brasília durante três anos. Este ano estamos em Itajaí, de forma voluntária, e a repercussão tem sido muito boa. Inclusive já recebemos convite para retornar em 2018”, afirma Heli Lucas. Essa exposição também já foi apresentada em diversas escolas públicas de Sergipe.

Um dos destaques do grupo de alunos é Bruno Saint-Clair, de 13 anos, do 8º ano do Colégio Bom Pastor. Ele está apresentando um dispositivo eletrônico que funciona como jogo da memória, além de coordenar os grupos de estudantes. O pai dele, o sargento da PM Saint-Clair Andrade de Oliveira, narra que o filho sempre teve interesse em equipamentos tecnológicos. “Mas quando a escola passou a ofertar aula de robótica ele começou a se dedicar e se destacar ainda mais”, elogia Saint-Clair.

Segundo ele, Bruno já pensa em estudar Engenharia Mecatrônica e enaltece a importância desse projeto para estimular a vocação do filho na área. Na verdade, essa é a ideia central da ação, de acordo com o professor Heli Lucas. “Visamos formar uma geração nova, que não só consuma tecnologia, mas produza também. Nossa intenção é também mostrar nas escolas públicas que é possível sim trabalhar com tecnologias”, ressalta.

Apesar de ser um projeto apresentado por estudantes de escolas particulares, a finalidade é agregar cada vez mais. A aluna Bianka Chagas, por exemplo, estuda no Colégio Estadual João Alves Filho e também está compondo o grupo de alunos. Ela foi selecionada pelo professor Heli após uma palestra no colégio. “Ela tem se destacado muito na feira e recebido muitos elogios”, comemora.

Fonte:  Jornal da Cidade (Guilherme Prata)

Nenhum comentário:

Postar um comentário