domingo, 31 de dezembro de 2017

BOMBEIRO DO GTA ASCENDE À CATEGORIA DE COMANDANTE DE AERONAVE.





Com mais de 500 horas de voo e seis anos de atuação como copiloto no Grupamento Tático Aéreo (GTA), o major do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) Fernando Argollo ascendeu, nesta sexta-feira (29), à função de comandante de aeronave. Em comemoração à conquista, um caminhão de combate a incêndio foi levado à sede do GTA, no bairro Santos Dumont, em Aracaju/SE, para fazer o tradicional batismo com banho de mangueira. Estiveram presentes na homenagem o comandante geral e o subcomandante do CBMSE, coronéis BM José Erivaldo Mendes e Gilfran Mateus, que parabenizaram o piloto.

Segundo o major Argollo, para alcançar este patamar, foi preciso cumprir diversas etapas e passar por treinamentos intensos de resgate de vítima no mar com pulsar, incêndio florestal, rappel da aeronave, maguari de precisão e outras técnicas e missões. “Iniciei a minha carreira de piloto em sala de aula em 2011, em Aracaju/SE. Me tornei piloto de helicóptero ainda em 2011 e ingressei no GTA. Esses seis anos foram de busca pela ascensão ao comando. Como copiloto, atuei em todos os tipos de missões que o GTA desempenha, desde atendimento pré-hospitalar e combate a incêndio até buscas e missões policiais. Depois de todo esse período, passei por um treinamento intenso, em que eu voava o tempo todo, sob avaliação, na função de comandante. Cheguei na posição em que queria na aviação e agora é só aprimorar o conhecimento que adquiri até aqui, para melhor servir à sociedade”, diz.

A partir de hoje, o major Argollo torna-se piloto responsável pela operação e segurança da aeronave, podendo exercer a autoridade que a legislação aeronáutica lhe atribui. Com ele, chega a três o número de bombeiros comandantes de aeronave no GTA de Sergipe. Além deles, o CBMSE possui outros cinco integrantes lotados no grupamento, sendo um copiloto, três tripulantes e um mecânico, totalizando 8 profissionais em um universo de 30 servidores da segurança pública que compõem o GTA.

Para o superintendente executivo da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e coordenador interino do GTA, coronel PM José Andrade, o fato de ter pilotos cada vez mais qualificados é importante para garantir uma segurança pública de qualidade à população sergipana. “Aqui, conseguimos agregar as várias equipes da segurança: bombeiros, policiais civis e policiais militares. Poucas unidades táticas aéreas no país têm essa versatilidade, com profissionais de diversas expertises. É nesse ponto que o GTA de Sergipe está à vanguarda. Pra se ter uma ideia, recebemos recentemente a doação de uma aeronave da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) e um dos fatores que levou a essa conquista foi a qualidade e capacidade de nossos profissionais”, ressalta.

Fonte e fotos:  CBMSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário