segunda-feira, 26 de março de 2018

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SERGIPE.


A Polícia Militar de Sergipe vem a público para esclarecer sobre declarações publicadas na imprensa, a partir de coluna política hospedada em importante veículo de comunicação. Entre outras observações de caráter opinativo e notadamente impregnados com uma visão particular e não fidedigna da segurança pública, se detectam as seguintes afirmações:


1. O Comandante da PMSE “resolveu” abrir concurso interno para auxiliar de saúde;

2. O Hospital da PM está fechado/ o Hospital não funciona;

3. O pessoal do Quadro de Saúde vai para lá apenas para cumprir horário;

4. Não há necessidade deste certame, a não ser que se queira beneficiar alguém.


Tais esclarecimentos seriam desnecessários se uma simples consulta, o ”ouvir a outra parte” fosse procedida antes de publicações desta monta. Nos últimos dias, muito se tem dito sem a mínima correspondência com a realidade institucional, e infelizmente se torna necessário buscar espaços públicos para explicar que todas as ações e decisões têm fundamento em planejamento estratégico e ação continuada, tudo em estrita observância legal, ainda que naveguemos contra correntes ideologico-partidárias que pouco ou nada acrescentam ao trabalho desenvolvido pela “briosa”.

O serviço de saúde é composto por profissionais da área humana (médicos, odontólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, farmacologistas e outros) e animal (veterinários).
Tais profissionais estão fixados entre Oficiais e Praças, estes técnicos, aqueles com formação superior. Os oficiais médicos ingressam no serviço militar através de concurso público aberto, enquanto as Praças migram para o quadro através de concurso interno.

De acordo com a previsão legal, o Comandante-geral, observados os claros e demandas existentes, determina a confecção de edital específico, com normas impessoais e imparciais preestabelecidas. Os aprovados são lotados nos setores carentes de suas expertises, como o próprio HPM, Ambulatório, Junta Médica, Formações Sanitárias da capital ou do interior, Cavalaria, Canil, Serviço de Atendimento Psicossocial, assessorando outros quadros da PM como a Capelania (Serviço Social), etc. Tal trabalho não se resume ao Hospital da Polícia Militar, sendo o mesmo apenas uma célula de todo um corpo de saúde que compõe a corporação. 

O planejamento inclui traçar políticas que atendam não apenas à família policial militar (PMs da ativa, reserva, reforma e seus familiares), mas também à Polícia Civil e aos Bombeiros Militares, além de ações para a população que nem sempre tem a atenção da mídia, mas que objetivam a prevenção e a resolução de problemas específicos das classes menos favorecidas. Há mais de dois anos foi detectada a necessidade de exame técnico para preencher os claros. Deixar de fazê-lo implica ainda na interposição de obstáculo desnecessário à ascensão das Praças nesta carreira. 

Quem afirma que o HPM está fechado desconhece que foram feitas 8.563 perícias médicas apenas no ano de 2017. Que o serviço de odontologia, para citar outro exemplo, realiza diversos procedimentos nas áreas de clínica odontológica, periodontia, cirurgia buco-maxilo-facial, realizando centenas de atendimentos mensais, contabilizando em 2017 um total de 4.745 atendimentos e 6.648 procedimentos. Nossos profissionais de saúde se distribuem em escalas ordinárias e extraordinárias, plantões e sobreavisos que abrangem todos os dias do ano. Todos estes dados foram disponibilizados em Boletim Geral Ostensivo, além de muitos outros, ainda que não tenham sido observados por quem produziu as afirmações desprovidas de qualquer contato com a realidade.

Policiais militares não ocupam seus postos de trabalho “apenas para cumprir horário”. Assim como respeitamos os profissionais de outras áreas, rogamos o mesmo respeito para com homens e mulheres preparados, bem como para com os estudos procedidos, ao largo dos achismos e opiniões sem base técnica. Concluímos afirmando que estamos sempre abertos a quem se interessar pelas boas práticas de comunicação para quaisquer esclarecimentos que desejarem. 

Polícia Militar. Nosso compromisso é a sua segurança.

Quartel em Aracaju, 25 de março de 2018 – 183º ano de criação da PMSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário