sábado, 5 de maio de 2018

MAJOR FÁBIO MACHADO ASSUME O COMANDO DA 1ª CIPM.

Novo comandante da 1ª CIPM promete intensificar policiamento em Itaporanga e São Cristóvão (foto: Orácio Oliveira/SE Notícias)

A 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (1ª CIPM), responsável pelo policiamento ostensivo nos municípios de Itaporanga D’Ajuda e São Cristóvão, tem novo comandante, o major Fábio Machado.

Ele assumiu o lugar do também major Marcos Aurélio, transferido para o município da Barra dos Coqueiros. A sede da Companhia fica no Centro Histórico de São Cristóvão.

O major Fábio Machado concedeu uma entrevista exclusiva ao Portal SE Notícias e falou sobre o policiamento nos municípios de São Cristóvão e Itaporanga D’Ajuda. Ele garantiu mudanças no policiamento, aumento nas fiscalizações do trânsito e solicitação de melhorias junto ao Comando Geral da Polícia Militar.

“Pra mim é um desafio, levando em conta que são municípios bem extensos e com características bem distintas. Cidades carentes de segurança pública, com necessidades maiores do que a capital. Porque a capital tem uma logística maior e melhor, o que facilita o policiamento”, afirmou.

Ele também falou sobre a sua experiência na polícia e a atenção especial ao trânsito nas cidades. “Eu tive a oportunidade comandar a CPTran por cinco anos e o BPRv nas rodovias estaduais por um ano. No primeiro momento, o que eu pude observar aqui em São Cristóvão, no tocante ao trânsito, é o não cumprimento da legislação, talvez até por uma questão cultural. Principalmente a questão do capacete. Já observei muitas vezes, inclusive em motocicletas sem placa ainda. E, com certeza, quando fizermos uma fiscalização mais aprofundada vamos encontrar diversos veículos com licenciamento vencido e alguns com restrições de roubo e furto”, disse o major.

Combate a crimes praticados com uso de motocicletas

Durante a entrevista exclusiva, o major Fábio Machado falou sobre a preocupação das autoridades policiais com as motocicletas. “A motocicleta também é um preocupação nossa, porque hoje é um dos principais meios de transporte e um mecanismo que os bandidos utilizam para cometer assaltos. Então a Polícia Militar hoje combate principalmente o motociclista, para evitar roubos e furtos. Pretendemos realizar algumas operações distintas, focando principalmente nesses veículos de duas rodas, para evitar essas práticas”, disse.

Trânsito

O major Fábio Machado destacou a importância da fiscalização do trânsito na redução dos acidentes. “Quando a gente fala em trânsito, a questão tá também na vida daquele condutor. Porque quando a gente vai autuar e fiscalizar, a gente tá protegendo ele de um possível acidente”, afirmou.

A Companhia

De acordo com o novo comandante, a 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (1ª CIPM), é nova, foi criada no ano de 2016. “Temos um efetivo ainda bastante deficiente, não é o ideal ainda. As viaturas também não são ideais. Então a gente vai buscar aumentar o efetivo, aumentar a quantidade de viaturas para poder atender além de São Cristóvão e seus diversos povoados, o município de Itaporanga. São cerca de 50 povoados em São Cristóvão e  mais de 40 em Itaporanga, além dos assentamentos. Essas são áreas que a Polícia Militar acaba não estando presente pela própria extensão territorial”, lamentou.

Desafios

“O grande desafio é esse da falta de estrutura, que ainda não é o ideal para conseguir abranger todos esses pontos. Cada povoado desse tem muitas famílias, trabalhadores e pessoas comuns carentes de segurança pública. Eles precisam que a Polícia Militar esteja presente, então a Polícia tem que estar presente, patrulhando nas ruas, dando aquela sensação de segurança para que a sociedade saia para caminhar, para o seu lazer, leve seus filhos pra escola e volte com segurança”, reconhece o comandante.

Aproximação com a Polícia Civil

O major Fábio Machado afirmou que está elaborando um relatório sobre a atual situação da Companhia e que em breve será recebido por ele para discutir o policiamento nos dois municípios.

“Uma das primeiras medidas será um estreitamento com os delegados de São Cristóvão e Itaporanga, porque não se faz policiamento sozinho. A Polícia Militar precisa da Polícia Civil, e a Civil precisa da Militar. Se a gente não se unir, obviamente, quem paga o preço é a sociedade e até mesmo o policial. Então é necessário juntar as forças, a sociedade só tem a ganhar”, afirma o major.

Por fim, o major Fábio Machado deixou um recado para os moradores de São Cristóvão e Itaporanga D’Ajuda. “Eu gostaria de dizer a sociedade de São Cristóvão e Itaporanga que a gente vem pra somar e dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo comando anterior. Eu to aqui para melhorar. Dificuldades todo setor público tem, mas não é por isso que vamos cruzar os braços. A sociedade pode ficar tranquila, porque o que estiver no alcance da Polícia Militar a gente vai fazer. E estamos abertos a qualquer sugestão, denúncias e até críticas”, concluiu.

Reunião com o prefeito de São Cristóvão

Na tarde desta sexta-feira, 04, o novo comandante foi recebido pelo prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana. A reunião aconteceu no gabinete do prefeito e serviu para discutir sobre a segurança pública do município.

Fonte:  SE Notícias (Orácio Oliveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário