segunda-feira, 25 de junho de 2018

CARROS COM PLACAS INEXISTENTES SÃO ABASTECIDOS PELA PM.

Promotor pede abertura de IPM para investigar o cadastro

João Rodrigues: pedido de investigação (Foto: Portal Infonet)

O Ministério Público Estadual (MPE) detectou que veículos com placas inexistentes foram cadastrados no sistema da Polícia Militar incluídos entre as viaturas que são abastecidas em postos de combustíveis credenciados pela corporação com a conta paga pelo Governo do Estado. O promotor de justiça João Rodrigues, da Promotoria de Controle Externo da Atividade Policial, solicitou abertura de Inquérito Policial Militar (IPM) para investigar esta prática que ele classifica como “no mínimo estranha”.

O promotor de justiça informou que as placas destes veículos, incluídos na relação das viaturas que foram abastecidas com combustível pagos pelo Governo do Estado, não foram localizadas no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) nem no cadastro de outros órgãos que controlam a frota de veículos em Sergipe e em nível nacional.

De acordo com o promotor, o Comando Geral da Polícia Militar tem prazo de 60 dias para concluir as investigações. Neste prazo, conforme o promotor, o comando geral deve informar a identificação dos policiais responsáveis pela inclusão destes veículos no cadastro da Polícia Militar, destacando “quem fez, porque fez e para que fim fez”, conforme destaca Rodrigues.

Os veículos com placas inexistentes inclusos no sistema de abastecimento da Polícia Militar foram identificados no curso da ação judicial que está tramitando na 6ª Vara Criminal [da Justiça Militar], que investiga suposta fraude no âmbito da corporação para desviar combustível, envolvendo duas frentistas do posto de combustível cadastrado pelo Governo para fazer o abastecimento das viaturas da Polícia Militar e um sargento da PM, que chegou a ser preso e responde a processo judicial que continua em tramitação na Justiça Militar.

O Portal Infonet tentou ouvir o Comando Geral da Polícia Militar. O major Fábio Machado, chefe da 5ª seção da PM, setor responsável pela comunicação social da corporação, informou que desconhecia informações envolvendo as placas inexistentes, mas garantiu que o Comando Geral toma todas as medidas solicitadas pela Justiça Militar e que dentro do prazo encaminhará relatório ao promotor.

O major informou ainda que nenhum detalhe que envolva investigações no âmbito da Polícia Militar é fornecido à imprensa porque “IPM é peça sigilosa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário