segunda-feira, 4 de junho de 2018

ONCOLOGIA: PACIENTES FICAM SEM MEDICAÇÃO PELA SEGUNDA VEZ NO HUSE.

Taxol está em falta desde semana passada. Previsão é que seja entregue nesta segunda


A via crúcis dos pacientes oncológicos que fazem tratamento quimioterápico no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) ainda continua. Pacientes com câncer enfrentam pela segunda vez, em quase dois meses, dificuldades com a regularidade do tratamento no maior hospital público do Estado.

O taxol, medicamento utilizado para o tratamento de câncer de mama, colo de útero e ovário, está em falta no Huse desde a semana passada. Segundo a vice-presidente do Grupo Mulheres de Peito, Sheyla Galba, desde a quarta-feira (30) as pacientes estão sem a medicação.

Esse medicamento também esteve em falta no Huse no mês de abril, e permaneceu assim por mais de 20 dias por conta de atraso na entrega, como foi noticiado pelo F5 News.

“Está havendo falta de planejamento e de gestão para fazer o controle desses medicamentos. Isso traz graves consequências aos pacientes, pois eles não podem ficar um dia sem o tratamento. Já é uma semana sem o tratamento. Quem tem câncer tem pressa”, afirma Galba.

Ainda segundo ela, mais de dez integrantes do Grupo Mulheres de Peito utilizam a medicação para fazer o tratamento na unidade de saúde. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, no mês de maio, 23 pacientes utilizaram o medicamento por dia no Huse, totalizando 486.

De acordo com a assessoria da SES, porém, o medicamento taxol está vindo do estado de São Paulo na manhã de hoje (4) e a previsão é que seja entregue no período da tarde. Conforme a pasta, a falta de medicação no hospital geralmente é ocasionada pela demora na entrega.

“Mas entendemos que é importante a continuidade do tratamento. Estamos trabalhando para que esses atrasos não aconteçam, estamos sempre cobrando para deixar regularizado”, afirma a assessoria da SES.

Fonte:  F5 News (Fernanda Araújo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário