segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

DETERMINAÇÃO DO COMANDANTE DO 1º GBM DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE SERGIPE TEM DESAGRADO E CAUSADO REVOLTA AOS BOMBEIROS MILITARES.

Uma determinação exarada pelo comandante do 1º GBM (Grupamento de Bombeiros Militar) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) tem desagradado e causado revolta na tropa.

Na determinação, que o blog Espaço Militar teve acesso, o comandante do 1º GBM informa que a partir do dia 11/01, os equipamentos condicionadores terão horários de utilização, quais sejam, nos alojamentos, funcionarão diariamente no período das 12 às 17 horas e das 21 às 05 horas, devendo permanecerem desligados no período das 05 às 12 horas e das 17 às 21 horas. Nas áreas de convivência, funcionarão dirariamente do período das 08 às 22 horas e das 17 às 22 horas.

O blog Espaço Militar manteve contato com o comandante-geral do CBMSE, coronel Mateus, o qual apresentou apresentou a seguinte justificativa para a determinação emanada: "é para preservar a vida útil dos equipamentos que estavam ligados 24 horas por dia. Desta forma, as áreas de convivência ficam ligadas nos momentos em que os alojamentos não estiverem. Na prática, ninguém passa o dia todo dentro do alojamento, mas os equipamentos ficavam ligados o dia todo".

Ocorre que a tropa questiona tal justificativa apresenta, pois os alojamentos são adequados para terem ares-condicionados, pois possuem janelas pequenas que não deixam a ventilação entrar, sendo inpressidível a utilização de tais equipamentos, ou seja, desligou, fica quente.

Ressalte-se ainda, que se os locais fossem ao menos ventilados, poderia-se até entender um pouco tal determinação, mas não são, sendo necessário manter os condicionadores ligados, pois quem está apagando foto no mato e incêncios todos os dias, não é justo que tenha que ficar no calor.

Outro fato ponderado é que, no quartel central do Corpo de Bombeiros, nas saldas do comando e subcomando, as janelas são grandes, os ares-condicionados firam ligados quando estão utilizando tais salas, apesar da ventilação favorável.

Viaturas com o ar-condicionado sem funcionar

Outro fato reclamado pela tropa é que os caminhões do CBMSE, via de regra, o ar-condicionado não funciona, causando desconforto aos bombeiros militares que têm que trabalhar com roupas grossas e capas de proteção que são muito quentes, onde basta vestirem, para ficarem suados.

Alguns BMs chegam a fazer a seguinte observação: "no CBMSE tem que se ter sorte para ter o direito de usar ar-condicionado".

O blog Espaço Militar preservará suas fontes, como é assegurado pela legislação pátria, para que não sofram perseguições face a legislação militar arcaica.


Matéria e imagem do blog Espaço Militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário