terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

SERGIPE NÃO POSSUI PLANO DE SEGURANÇA PARA BARRAGENS.


Na manhã desta terça-feira (5), representantes de vários órgãos como a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) e do governo participaram de uma reunião para discutir a criação de um plano de segurança para as barragens do estado.

Segundo o secretário de governo do estado, José Carlos Felizola, o estado possui seis barragens, cinco administradas pela Cohidro e uma pela Deso. Em todas, são realizadas manutenções com frequência, mas o objetivo do encontro foi debater a contratação de uma empresa que vai ficar responsável pela criação de um plano de segurança para essas barragens.

Ainda de acordo com ele, as barragens localizadas em Sergipe possuem características diferentes. Já que armazenam somente água para consumo humano, animal e irrigação. Mas caso seja necessário é possível fazer a realização de manobras para o escoamento das águas através dos rios que cortam o estado.

Problemas estruturais

A barragem Sindicalista Jaime Umbelino de Souza, conhecida como barragem do Poxim, localizada na cidade de São Cristóvão (SE), está na lista das 45 barragens com algum comprometimento estrutural importante apontado pela Agência Nacional de Águas (ANA).

A Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO), que é responsável pela manutenção do local, informou que a barragem foi construída em cima de uma formação calcária, que possui algumas fissuras que permitem a passagem de água pelo subsolo. Porém, essas fissuras foram tratadas com o preenchimento de nata de cimento durante a construção da barragem.

Fonte:  G1SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário