sábado, 13 de abril de 2019

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA LANÇA DIRETRIZ NACIONAL DE POLÍCIA COMUNITÁRIA.

Nos anos 90, Polícia Militar adotou modelo aplicado no Japão desde o século XIX e se tornou referência de policiamento comunitário 

Cerimônia no auditório Tancredo Neves reuniu autoridades militares e diplomáticas
Divulgação

Na manhã desta sexta-feira (12), no auditório Tancredo Neves, em Brasília, o Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou a Diretriz Nacional de Polícia Comunitária, consolidando a experiência brasileira na área, que teve início justamente na Polícia Militar do Estado de São Paulo.

No final dos anos 1990, a Polícia Militar adotou estratégia inspirada no modelo da Polícia Nacional do Japão - o Sistema Koban , aplicado desde o século XIX no país oriental. O sucesso do modelo fez da PMESP referência nacional e internacional para a difusão do método de policiamento comunitário aos estados brasileiros e países da América Central, fato esse amplamente destacado pelos oradores do evento.

A cerimônia contou com as presenças do comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel PM Marcelo Vieira Salles, do secretário executivo do Ministério da Justiça, Luiz Pontel de Souza, do secretário Nacional de Segurança Pública, general Guilherme Cals Teophilo Gaspar de Oliveira, do embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada e do diretor de Assuntos Internacionais da Agência Nacional da Polícia do Japão,  Noboru Nakatani, entre outras autoridades.

Fonte:  R7

Complemento do blog Espaço Militar:

Esteve no evento representando a Polícia Militar do Estado de Sergipe, o Tenente-Coronel Hilário, comandante do 1º Batalhão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário