quarta-feira, 10 de julho de 2019

PM DE LAGARTO: MAIS DE 50% DA FROTA ESTÁ PARALISADA.

Se a situação parece caótica, a informação de que apenas 11 veículos são utilizados no policiamento ostensivo de uma área territorial tão extensa parece chocar ainda mais.

Foto: Jadilson Simões/Equipe JC

Desde a semana passada, pouco mais de 100 mil lagartenses e os quase 20 mil habitantes do Município de Riachão do Dantas contavam com apenas cinco viaturas da Polícia Militar para atender toda a área assistida pelo 7º Batalhão de polícia.

Se a situação parece caótica, a informação de que apenas 11 veículos são utilizados no policiamento ostensivo de uma área territorial tão extensa parece chocar ainda mais. E desses 11, apenas cinco estavam em funcionamento até a manhã desta terça-feira, 9.

De acordo com o assessor Jurídico da Associação de Praças Policiais e Bombeiros Militares de Sergipe (Aspra/SE), Málio Damasceno, a entidade já havia alertado, em abril deste ano, para um problema parecido no mesmo Batalhão.

“É sempre assim: só depois que denunciam é que tomam providência. Recentemente, denunciei que as caminhonetes do Batalhão estavam todas paradas por falta de manutenção. Quer dizer: Lagarto e Riachão, que têm uma área rural bem grande, estavam sem nenhuma caminhonete. Isso acaba prejudicando o serviço”, lamenta o advogado.

Ficou constatado que estavam em manutenção as seguintes viaturas: Spin (Placa QMA-6773); Duster (Placa QMB-1947); Amarok (Placa QMG-3852); Base Móvel (Placa QKQ-4883); S10 (Placa JKK-6388) e um Voyage (Placa QKU-9943).

Quem também se queixa da situação e também ajudou a disseminar a informação sobre a problemática foi o presidente da Associação dos Militares de Sergipe (Amese), sargento Vieira. Ele afirmou que o problema não se resume apenas às viaturas.

“Falta munição, falta armamento, falta colete de proteção individual, a estrutura é precária, alimentação é uma vergonha, ou seja, um pacote de ingerências e que não funciona. A Polícia Militar parece que foi construída para não funcionar. Nunca vi tanto problema e tão poucas soluções. O dinheiro do orçamento não dá para a polícia funcionar de acordo com as necessidades da população”, pontou o sargento Vieira.

A equipe de reportagem do JC entrou em contato, na tarde desta terça-feira, com o comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar, o tenente-coronel Flávio Arthur, que informou que a situação não havia afetado o trabalho na unidade.

“Essa situação de viaturas o comandante-geral já está resolvendo e tudo está transcorrendo sem prejuízos. No tocante ao serviço, está sendo executado normalmente. O comandante-geral se pronunciou e determinou que fosse dada prioridade para Lagarto”, disse o tenente-coronel Arthur.

Já em contato com o assessor de Comunicação da Polícia Militar de Sergipe, o tenente-coronel Fábio Machado, a equipe obteve a informação de que duas viaturas já estavam em funcionamento na tarde desta terça-feira e que os demais veículos retornariam às atividades na manhã desta quarta-feira, 10.

Fonte:  Jornal da Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário