sexta-feira, 27 de setembro de 2019

BOMBEIROS DE SERGIPE MINISTRAM CURSO DE SALVAMENTO VEICULAR NA BAHIA.





Os capitães João Adauto e Alysson Carvalho foram os representantes sergipanos nas instruções do 1º Curso de Salvamento Veicular Leve, realizado em Simões Filho/BA, região metropolitana de Salvador. O evento que teve início na última segunda-feira (16) se encerra na próxima sexta-feira (27), contando com a participação de bombeiros militares de estados como: Alagoas, Roraima e Ceará.

O curso conta com disciplinas específicas, totalizando 85 horas/aulas, como técnicas e táticas de desencarceramento, anatomia veicular, extração e estabilização veicular. O objetivo da capacitação é preparar os bombeiros militares para o exercício pleno das suas atividades funcionais, como conhecimentos técnicos e práticos em ocorrências que envolvam salvamento veicular. Nesse quesito, o capitão Adauto participou como instrutor na disciplina de anatomia veicular e técnicas de desencarceramento e o capitão Carvalho atuou numa atividade prática psicosensorial, que envolve o conhecimento do bombeiro diante de um cenário que tem vítimas vulneráveis.

Para o capitão João Adauto, é muito gratificante o reconhecimento de outras corporações. “A confiança que o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia tem para com o de Sergipe é de extrema satisfação. O curso de resgate veicular de Sergipe continua sendo uma referência nacional, e a corporação se faz presente no curso como instrutores”, diz.

O capitão Carvalho ressalta sobre a experiência de ministrar instruções durante o curso de resgate veicular. “A experiência foi ótima, foi desenvolvido para o resgate veicular uma instrução psicossensorial, que se baseia em trazer o bombeiro para a situação de vítima encarcerada, despertando sentimentos e algumas sensações. Na oportunidade foi dada essa instrução e isso é mérito do CBMSE junto ao Resgate Veicular de Sergipe e fomos muito elogiados por isso”, relata.

O major Carlos Sobrinho do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, chefe do curso de Salvamento Veicular Leve, ressalta a importância do apoio dos Bombeiros de Sergipe no processo de capacitação dos profissionais baianos. “É com muita satisfação que acontece a primeira edição do curso de salvamento veicular na categoria leve, que acabou gerando uma grande expectativa. Diante dos números criados e atendimentos feitos pelos bombeiros, com um aumento das estatísticas no serviço operacional, onde esse segmento despontou como uma das áreas mais atuantes, esse curso dá mais capacidade aos nossos bombeiros de atuar e salvar vidas. Desse modo, fica aqui nosso agradecimento aos profissionais de Sergipe pela contribuição nesse projeto”, ressalta.

Por: Brunno Carvalho

Fonte:  CBMSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário